Tecnologia

Horário de verão no Brasil pode começar em novembro; maioria é a favor

Governo está considerando volta do horário de verão em 2024; maioria dos brasileiros apoia o retorno, segundo pesquisa

Após rejeitarem o retorno do horário de verão no ano passado, o governo está reconsiderando a decisão caso não haja melhora no cenário hidrológico do país neste ano. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou recentemente que o retorno da medida está em avaliação e pode começar em novembro.

whatsapp invite banner

De acordo com Silveira, “o horário de verão é uma possibilidade real, mas ainda não há uma decisão definitiva”. Isso porque o governo precisa “considerar as implicações energéticas e econômicas”.

A ideia é aproveitar melhor a luz natural, reduzindo o consumo de energia elétrica em horários de pico. Porém, em 2019, o MME (Ministério de Minas e Energia) chegou a divulgar uma nota questionando a eficiência do horário de verão para economia de energia. Isso porque, segundo o texto, mudanças de consumo deslocaram o período de maior consumo diário para o período da tarde, quando o Horário de Verão não tem influência.

Se aprovado, o horário de verão deve começar após as eleições, ou seja em novembro.

Maioria dos brasileiros apoia o horário de verão, diz pesquisa

Uma nova pesquisa do portal Reclame Aqui e da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) revelou que 54,9% dos brasileiros entrevistados são a favor do horário de verão em 2024. Desses, 41,8% são totalmente a favor e 13,1% são parcialmente a favor. Entre as opiniões contrárias, 25,8% são totalmente contra, 17% são indiferentes e 2,2% são parcialmente contrários.

Além disso, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm os maiores apoiadores, sendo 56,1% no Sudeste. No Sul, o número é de 60,6% a favor, enquanto no Centro-Oeste, o total é de 40,9%.

Como justificativa, 35,2% das pessoas disse se sentir mais segura com o horário de verão devido à maior duração da luz do dia. 41,7% acredita que ele seja benéfico para o turismo e, no Sul, 51,8% opina que a mudança favorece o comércio. Os resultados também mostraram que 43,6% dos brasileiros pensa que a medida ajuda a economizar eletricidade.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas