Há algumas semanas, o vídeo de um hoverboard voando por cima de um lago levantou suspeitas de que seria um fake. Não só ele é real, como quebrou um recorde mundial de distância percorrida em um hoverboard.

>>> Este é o hoverboard Hendo 2.0, que flutua de verdade, em ação
>>> Hoverboard que flutua no ar em várias superfícies é para poucos

Franky Zapata, da Zapata Racing, é o criador do “Flyboard” original, um dispositivo presente em resorts de luxo que usa a propulsão da água para fazer o usuário pairar levemente acima de lagos.

Ele criou um dispositivo Flyboard Air que leva os pilotos muito acima da superfície da água, desta vez usando um motor de turbina movido por uma mochila cheia de combustível. Ele promete alcançar até 3 km de altura, chegar a até 150 km/h, e voar por aproximadamente 10 minutos.

iwzaidck86spkxgzoyzh

Zapata pilotou o Flyboard Air no sul da França neste sábado, e estabeleceu um novo recorde mundial Guiness de voo em hoverboard: 2.252 m de distância, superando de longe o recorde anterior (275,9 m de um inventor canadense).

Os voos de teste ficam restritos a uma altitude baixa – Zapata quebrou o recorde voando a 50 m do chão – e sempre por cima de um lago, para que uma possível queda não seja um problema.

Eis o vídeo original, que muitos acharam ser falso:

[Guinness World Records via Jalopnik]