_Eletrônicos

HP Neverstop Laser 1200W: uma multifuncional laser para o home office


Impressora multifucional HP Neverstop Laser 1200W pode ser uma boa opção para quem lida com muitos documentos e está em home office.

HP Neverstop Laser 1200W. Crédito: Guilherme Tagiaroli/Gizmodo Brasil

Foto: Guilherme Tagiaroli/Gizmodo Brasil

As impressoras, de modo geral, têm uma característica muito peculiar: geralmente quem usa pouco vai ter problema quando precisar. É uma lei não escrita deste tipo de equipamento, infelizmente, mas que acomete usuários no mundo todo, sobretudo se a impressora for de tinta a jato. A HP quer, de alguma forma, solucionar a vida de quem tem ódio de impressora com a linha de multifuncionais Neverstop 1200W Series.

Como multifuncional, ela escaneia e tira cópia, e a impressora utiliza tecnologia a laser. De modo simples, você tem um pó (toner) que é esquentado com a ajuda de um fusor para que ele grude na folha.

Este tipo de tecnologia costuma ser melhor que a presente em jatos de tinta, porém essas impressoras são mais caras, sendo a opção de boa parte das empresas. Porém, para pessoas em home office (como estamos agora durante esta epidemia), pode ser uma opção, sobretudo para quem tem que lidar muito com documentos ou imprimir um monte de coisas para as atividades escolares das crianças.

Para você ter noção, ela imprime até 21 ppm (páginas por minuto) em preto e branco — o que, honestamente, só seria útil para mim no tempo de faculdade para imprimir apostilas (legalizadas, óbvio!) — e sua bandeja tem capacidade para até 150 folhas.

Ela faz cópias com resolução 600×600 dpi (ponto por polegada), o que proporciona cópias mais do que satisfatórias, e ainda tem uma função boa para quem precisa fazer cópia de documentos.

Chamada de Copy ID, você coloca uma face do documento no escâner e seleciona a função de mesmo nome. Após um tempo, ele pedirá para virar. Na sequência, ela imprimirá as duas faces do documento numa folha.

Algo que pode ser diferente, mesmo se você já mexeu em uma impressora a laser, é que aqui você não precisa trocar o toner. A HP tem o que eles chamam de tanque de toner. Então, você compra uma garrafinha cheia de pó, deposita em um mecanismo da impressora e já era. Segundo a companhia, leva uns 15 segundos para encher completamente o tanque.

Não precisei trocar o toner, pois a impressora já vem com uma carga de 5.000 páginas e não consegui usar tudo isso tudo no tempo em que utilizei a Neverstop 1200W

Começando a usar

Desembalar uma impressora multifuncional é praticamente como abrir uma matrioska, aquelas bonecas russas que contam com várias camadas internas. Ao abrir a caixa, tirei o plástico, um monte de adesivos e liguei. Porém, o mostrador exibia uma luz vermelha dizendo que havia algo errado.

Após um tempo, descobri que perto do fusor, por trás da tampa onde tem o logotipo da HP, tinha um lacre do tambor de imagem que impedia a impressora de funcionar. Confesso que só descobri depois de pesquisar no YouTube da empresa — o que mostra que a própria HP reconhece que é difícil preparar a impressora para uso.

Durante um tempo da minha vida, trabalhei com impressoras e havia uma (outra) prática neste mercado que me irritava: você compra um equipamento, relativamente caro, e simplesmente não vinha a merda do cabo USB. Pelo menos nesta veio, o que impede que você xingue a fabricante e consiga usá-la assim que a tirar da caixa.

Outro ponto interessante é que as coisas estão menos chatas para instalação. A HP tem o programa HP Smart para macOS e Windows 10 que faz todo o serviço. Só baixar na loja e ir clicando em próximo — infelizmente, sou da época de que tinha que ficar buscando driver específico de impressoras e costumava ser um saco para fazer uma simples impressora fazer seu trabalho.

Se não quiser usar com cabo, a HP Neverstop 1200W vem com suporte à rede sem fio. Para conectá-la no Wi-Fi, você pode fazê-lo por meio do botão WPS do seu roteador, que fornecerá um endereço IP a ela. Uma vez na rede, é fácil também imprimir itens que estejam em seu smartphone. Basta ter o app HP Smart, disponível para Android e iOS.

Conclusão

Claramente, a HP Neverstop Laser 1200W é uma boa escolha para quem tem um pequeno escritório: ela imprime rápido, tem scanner e faz cópias. Por tudo isso, você vai encontrá-la no varejo por cerca de R$ 1.500, portanto não é uma grana que um trabalhador liberal, que precisa imprimir algo de tempos em tempos, está disposto a gastar.

Sem contar que é um equipamento relativamente grande e pesado. Suas dimensões são 38,05 x 38,5 x 5,21 cm, pesando 8,73 kg. Portanto, é necessário um espaço de uma mesa relativamente grande.

Lógico, existem impressoras (sem essas funcionais de scanner e copiadora) a laser mais baratas — você consegue achar modelos com valor na casa dos R$ 800 — e que possibilitam usar um app de smartphone para escanear documentos. Aí vai do bolso e disposição do freguês.

HP Neverstop Laser 1200W
Impressora Multifuncional Tanque de Toner Neverstop HP Laser 1200w (4RY26A) com Wi-Fi]
Veja
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Sair da versão mobile