O Google I/O 2024, conferência voltada para desenvolvedores, promete trazer novidades e atualizações interessantes nos sistemas operacionais da marca. Um dos principais focos — como já vem acontecendo no mundo da tecnologia nos últimos anos — é a inteligência artificial.
O evento ocorre no próximo dia 14 de maio, às 14h (horário de Brasília). Além de software, ele pode ter a apresentação de um novo modelo de smartphone com preço mais acessível. Por isso, confira as novidades que devem ser apresentadas durante o Google I/O 2024:
1. WearOS
Um dos principais destaques do evento deve ser o WearOS, o sistema operacional de relógios inteligentes. Conforme confirmado pelo próprio Google na semana passada, o evento dedicará parte do tempo para destrinchar as novidades da nova versão do software.
De acordo com a big tech, o I/O 2024 será palco para a apresentação dos avanços do “Watch Face Format”. A empresa apresentará ferramentas aos desenvolvedores para criação e personalização de visores de relógios para diferentes tamanhos de tela de smartwatches.
2. ChromeOS
Já o ChromeOS deve ganhar algumas novidades para melhorar a experiência geral dos usuários de Chromebooks. De acordo com a big tech, durante o evento será possível conferir os investimentos focados em “distribuição, recursos do app, integração de sistemas operacionais e como parceiros estão trazendo experiências de alto nível”.
Atualmente, os Chromebooks são uma alternativa de baixo custo dos notebooks convencionais com hardware um pouco mais limitado. Ao invés de sistemas operacionais como Windows ou MacOS, por exemplo, o dispositivo executa o ChromeOS — baseado no navegador Google Chrome.
3. Android 15
Outra estrela do evento deve ser o aguardado Android 15. Muito provavelmente, ele chegará aos primeiros celulares no terceiro trimestre deste ano e, claro, com ferramentas de inteligência artificial. Alguns recursos de IA da empresa já estão presentes em alguns flagships, como o Galaxy S24, da Samsung, por exemplo. Porém, agora eles devem ser liberados para uma gama mais ampla de celulares.
Além disso, é muito provável também que ocorra o anúncio de algumas ferramentas exclusivas para a linha Pixel. Historicamente, os smartphones do Google recebem algumas novidades que não são disponibilizadas em aparelhos de marca concorrentes — e com a tecnologia de IA não deve ser diferente.
4. Gemini
Inteligência artificial será um assunto recorrente na próxima conferência do Google. Além das novidades do Android 15, o poderoso Gemini também terá um espaço garantido. A gigante da tecnologia deve focar na apresentação de ferramentas de desenvolvimento de soluções baseadas em IA.
Ainda não há confirmação oficial, mas há a possibilidade de as novidades de IA apresentadas sejam focadas em profissionais de tecnologia e no desenvolvimento de apps. O Google até pode apresentar alguma novidade para o público geral, mas elas só devem ser exibidas mais detalhadamente em outro oportunidade.
5. Pixel 8a
Por fim, embora não seja o foco do evento, é possível esperar também a chegada de novo hardware da marca. Em maio, o lançamento do intermediário Google Pixel 7a completa um ano, o que pode significar que a big tech está preparando o caminho para o lançamento de seu sucessor.
Considerando o número de vazamentos recentes, o Pixel 8a pode estar mesmo mais perto do que nunca de seu anúncio oficial. Além de especificações técnicas, recentemente, um vídeo mostrando o novo modelo em detalhes passou a fazer bastante sucesso nas redes sociais.