IA bombeira? Ferramenta será usada para ajudar a combater incêndios
Com as ondas de calor se tornando cada vez mais frequentes, o combate aos incêndios florestais é um desafio constante para bombeiros de todo o mundo.
Uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) foi desenvolvida para tentar ajudar nesta tarefa e identificar os incêndios mais rapidamente — e acionar o corpo de bombeiros mais próximo ao identificar as chamas.
“O programa usa uma rede estadual de câmeras e sensores para monitorar incêndios florestais e outros desastres em potencial”, explicou à rádio NPR Zachary Wells, do Corpo de Bombeiros do Condado de Kern, na Califórnia.
Empresas de IA, universidades e centros acadêmicos também recebem os dados coletados para ajudar a disseminar ferramentas como esta.
As câmeras de alta definição da ALERTCalifornia são capazes de realizar varreduras de 360 graus a cada dois minutos. As câmeras também fornecem monitoramento 24h com recursos de visão noturna.
Usando as câmeras e as ferramentas de IA, os socorristas podem confirmar rapidamente o início de um incêndio. Além de dimensionar rapidamente os recursos necessários para o combate e apoiar evacuações e monitorar incêndios que já estão em andamento.
Incêndios cada vez mais frequentes
Os impactos do aquecimento global já são perceptíveis em várias partes do mundo. No hemisfério norte, onde é verão, ondas de calor com temperaturas acima dos 40ºC assolam a Europa e a América do Norte, provocando incêndios florestais e mortes na população mais idosa.
Na última quarta-feira (9), milhares de pessoas correram para escapar de suas casas na ilha de Maui, no Havaí. Ao menos 36 pessoas morreram no incêndio florestal mais letal dos Estados Unidos nos últimos anos.
O furacão Dora, que passou ao sul, provocou os incêndios. É o último de uma série de desastres causados por condições climáticas extremas em todo o mundo neste verão.