IA Copilot chega ao Windows 10 em versão experimental

Windows 10 começa a receber a IA generativa da Microsoft, antes disponível apenas no Windows 11
Gamers X Windows 11: Microsoft dá dica para acelerar PC
Imagem: Unsplash/Reprodução

A Microsoft está levando os seus novos recursos de IA para o Windows 10. Agora, os usuários do sistema operacional conseguem experimentar nativamente o Copilot, a inteligência artificial generativa antes disponível apenas no Windows 11.

A ferramenta deu as caras na compilação 19045.3757, que ainda é limitada para usuários inscritos no programa de testes Windows Insider.

Ao instalar a nova versão, o software libera um botão no canto da barra de tarefas, ao lado do relógio, para acionar a inteligência artificial. Similar ao Windows 11, que posiciona o Copilot junto aos ícones dos aplicativos.

Para acessar o Copilot, basta clicar no botão. Uma barra lateral vai surgir na sequência, no canto direito da tela. Depois, é só escolher a opção para gerar textos mais criativos, mais precisos ou mais equilibrado. A configuração ajuda a direcionar o tom da sua requisição.

Tal qual o anterior Bing Chat e o ChatGPT, o funcionamento ocorre por meio de um bate-papo. Para usá-lo, basta fazer perguntas, como “por que o céu é azul?”, e aguardar a resposta. A plataforma dá dicas e também realiza alterações no dispositivo, como ativar o modo noturno do sistema operacional interior sem precisar entrar nas configurações.

Copilot chega ao Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Copilot chega ao Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Copilot no Windows 10 ainda tem limitações

Por ser uma versão experimental, nem tudo está funcionando corretamente logo de início. A Microsoft, por exemplo, informa que é preciso manter a barra de tarefas na horizontal para usar a novidade. “Atualmente, o Copilot no Windows não é compatível quando a barra de tarefas está localizada verticalmente à direita ou à esquerda”, afirmaram.

A companhia também alertou para uma falha ao apertar o botão para atualizar o Copilot no Windows 10. Além disso, o serviço não oferece suporte a múltiplos monitores. Neste caso, o chatbot será exibido apenas na tela principal.

A IA generativa também não está disponível para computadores com Windows 10 Pro 22H2 ou mais recente controlados por empresas. O mesmo acontece com as edições Enterprise e Education do sistema operacional. A prévia da plataforma também está disponível apenas em mercados selecionados por ora, mas a Microsoft pretende expandir o acesso em breve.

“Pode levar algum tempo para que seu dispositivo seja confirmado como elegível para o Copilot no Windows, portanto, ele pode não aparecer imediatamente, mesmo se você tiver a opção ‘Obter as atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis’ ativado”, alertaram.

Por ora, não há previsão de distribuição do recurso a todos os usuários.

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas