IA do Google tira suas dúvidas no buscador; saiba como usar

. Ainda em fase de testes, ferramenta precisa ser habilitada pelos usuários para funcionar. Veja aqui como fazer
Quanta água o Google está bebendo da Terra?
Imagem: Brett Jordan/Unsplash/Reprodução

A IA generativa do Google já está disponível no Brasil. Liberada na última quarta-feira (8), a ferramenta gera respostas automáticas ao fazer perguntas no buscador. O recurso é gratuito, mas ainda está em fase de testes e precisa ser ativado pelo Search Labs.

Apresentada como Experiência de Pesquisa Generativa (SGE, em inglês), a novidade expande o leque de recursos do buscador. O experimento permite que os usuários tenham mais um caminho para tirar dúvidas ou encontrar informações. Para isso, os usuários só precisam escrever uma pergunta na caixa de buscas.

“Graças a esta nova tecnologia, as pessoas agora podem desbloquear perguntas e consultas completamente novas, e transformar a forma como organizam as informações”, anunciaram. “Assim, será possível se aprofundar ainda mais sobre um tópico ou descobrir novos conteúdos na web.”

Respostas são apresentadas dentro do buscador

As respostas aparecem logo abaixo da caixa de pesquisa. Por exemplo, ao pesquisar “quando o Giz Brasil foi lançado”, o buscador gerou um texto contando uma breve história do nosso site. O Google, contudo, avisa em seu site que “a qualidade das informações pode variar”, já que a IA generativa ainda é experimental.

O recurso já está disponível no Brasil pelo Google Chrome. A partir da semana que vem, o acesso será liberado gradualmente no aplicativo do Google para Android e iOS.

IA generativa do Google tira dúvidas dos usuários pelo buscador (Imagem: Reprodução/Giz Brasil)

IA generativa do Google tira dúvidas dos usuários pelo buscador (Imagem: Reprodução/Giz Brasil)

Como usar a IA generativa do Google?

A nova ferramenta do Google ainda está em fase de implementação. Por isso, o recurso ainda não está disponível para todos os usuários. Mas você pode ativar o recurso na sua conta gratuitamente.

Saiba como:

  1. Acesse o site do Search Labs;
  2. Ative o “SGE, IA generativa na Pesquisa”.

Agora é só fazer uma pergunta no Google. No geral, as respostas são emitidas automaticamente. Mas há situações em que o usuário precisa apertar no botão “Gerar”, ao lado da descrição “Gerar informações gerais com tecnologia de IA para essa pesquisa?”.

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas