A Apple finalmente liberou o acesso ao iCloud.com usando navegadores móveis de Android e iOS. Agora, é possível usar o Chrome, o Safari ou o browser de sua preferência no celular para acessar alguns dos aplicativos da nuvem da Apple.

Entrando pelo navegador, você tem acesso ao Fotos, ao Notas, ao Lembretes e ao Buscar iPhone. No Android, o Notas parece ter bugs para rolar a lista de anotações e digitar em uma nova nota, e o Fotos não permite uploads. No iOS, a sincronização do Notas é um pouco irregular, e às vezes é preciso mudar de página para as atualizações aparecerem em outro dispositivo.

O Lembretes e o Buscar iPhone aparentemente funcionam bem nos dois sistemas. O Buscar iPhone, aliás, já podia ser acessado em 2019. Ele pode ser útil se você que tem um iPhone for roubado e só tiver acesso a um smartphone Android de um amigo, por exemplo.

Vale dizer que Notas e Fotos são serviços que precisam de um dispositivo iOS ou macOS para serem ativados. Se você nunca teve um iPhone, iPad ou um computador Mac, não poderá usá-los pelo navegador do Android ou do computador. Neste caso, os ícones dos dois nem aparecem.

Ainda que bem limitada, a novidade é bem-vinda. Como o pessoal do News Landed comentou, seria bacana se a Apple tivesse liberado acesso ao Calendário e ao Contatos também, pois permitiria que quem tem um MacBook e um celular Android, por exemplo, pudesse usar melhor esses dois apps.

Bom, é o que tem para hoje. Parece que mesmo querendo se distanciar da divisão de hardware e apostar em serviços, a Apple pretende manter alguns deles limitados aos seus próprios aparelhos.

[News Landed, Android Central]