Igreja do século 6 pode apontar local de nascimento de São Pedro
São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e o primeiro papa da Igreja Católica Romana. Ele tinha um irmão, Santo André, que também era seguidor do líder religioso.
Segundo o Evangelho de João, a dupla nasceu em uma antiga vila de pescadores conhecida como Betsaida, às margens do mar da Galileia. Os cristãos acreditam que foi neste local em que Jesus realizou alguns de seus milagres, como curar um cego e multiplicar pães e peixes. O apóstolo São Filipe também parece ter nascido por lá.
Mas a localização exata de Betsaida ainda é alvo de investigações dos cientistas. Agora, arqueólogos do Kinneret College, em Israel, e do Nyack College, nos EUA, podem ter encontrado não só a vila, como também o local de nascimento de São Pedro.
A descoberta foi feita durante escavações no sítio de El-Araj, na Galileia, que revelou uma basílica que data do período bizantino. Nela, havia uma inscrição em grego referenciando o “chefe e comandante dos apóstolos celestiais”, que seria São Pedro.
A Igreja dos Apóstolos, como ficou conhecida, foi construída 500 anos após o nascimento de São Pedro. Porém, no século 8, o Bispo Willibald visitou a Galileia em peregrinação e escreveu sobre Betsaida, explicando que uma basílica havia sido construída sobre a residência de Pedro e André. O registro do religioso é o que sustenta a hipótese dos cientistas.
A região passou por muitas mudanças neste meio milênio que separa o nascimento do apóstolo e a construção da igreja. Por conta disso, é possível que a basílica não esteja exatamente sobre o espaço que um dia abrigou os irmãos. De toda forma, essa é uma forte evidência sobre a localização de Betsaida.
As escavações foram iniciadas em 2016. Os pesquisadores esperam encontrar em breve novas inscrições que também associem o local a Santo André.