Imagem espacial da NASA capta gases de perigoso vulcão no Chile

Astronautas da ISS tiram foto do Villarrica, vulcão chileno que está em alerta amarelo para erupção. Veja o resultado
Imagem espacial da NASA capta gases de perigoso vulcão no Chile
Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

A NASA divulgou uma foto do vulcão Villarrica captada do espaço, a partir da ISS (Estação Espacial Internacional). Na imagem, é possível perceber uma coluna de fumaça saindo de um dos vulcões mais ativos e perigosos do Chile.

whatsapp invite banner

Desde outubro passado, autoridades chilenas estão em alerta para uma possível erupção, depois de um aumento no número de terremotos e nas emissões de dióxido de enxofre no local. Nas últimas semanas, rochas brilhantes foram vistas sendo arremessadas até 100 metros acima da borda cratera, através de pequenas explosões chamadas de “estrombolianas”.

Esse tipo de explosão de baixo nível é comum no Villarica, e faz referência ao vulcão Stromboli, na Itália, conhecido por suas erupções parecendo fogos de artifício. “Essas pequenas erupções basálticas ocorrem quando uma grande bolha de vapor de água fragmenta a lava. Os fragmentos explodem no ar e se solidificam como piroclastos”, disse Francisco Delgado, vulcanólogo da Universidade do Chile, em comunicado.

A foto do Villarrica captada do espaço foi tirada no último dia 17 de janeiro, quando uma série de pequenas explosões gerou o escape de gases visto na foto abaixo:

Foto captada da ISS do vulcão Villarrica.

O vulcão está situado nos Andes, na região sul do Chile, com ele entrando em erupção a cada três a seis anos. Sua última grande erupção ocorreu no dia 3 de março de 2015, quando milhares de pessoas precisaram evacuar a área em um raio de 10 quilômetros ao redor da montanha.

Atualmente, o nível de alerta do vulcão esta elevado para amarelo, quando são esperadas pequenas explosões no interior da cratera. Apesar de não indicar um risco iminente de erupção explosiva, as autoridades dizem que essa condição pode mudar a qualquer momento.

Além do Villarica, outro vulcão chileno também está próximo de uma erupção. O Serviço Nacional de Geologia do Chile previu na última semana que o vulcão Lascar, na região mais ao norte do Chile, teria “pulsos eruptivos” com colunas maiores que cinco quilômetros de altura. O vulcão está atualmente em alerta laranja.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas