Existe um monstro de aço de 6,7 metros de comprimento e 200 toneladas debaixo de Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos. Morto, descansando em algum lugar entre a Grand Central Station e Park Avenue, esta máquina e sua irmã gêmea escavaram grandes túneis que você pode ver aqui, um dos maiores trabalhos de transporte público do nosso tempo.

Eis uma vista impressionante dos túneis e cavernas de uma das extenções da Long Island Rail Road.

Juntas, as duas máquinas e um exército de outras pequenas máquinas e trabalhadores conseguiram cavar 265 metros cúbicos e produziram 9 km de túneis e grandes cavernas que vão abrigar a nova estação abaixo de Grand Central. Um projeto tão grande que causou medo infundado de um grande colapso de algumas das antigas construções da cidade, como a Catedral de St. Patrick.

newyork2

O trabalho – que começou em 2006 – foi tão complicado que todo o projeto foi adiado. Em vez de 2014, ele só vai ser concluído em 2019. O túnel vai de Sunnyside, no bairro Queens, até Grand Central, e terá 24 trens por hora em horários de pico. Serão 162.000 passageiros viajando diariamente.

newyork3 newyork4 newyork5 newyork6 newyork7 newyork8 newyork9