O mundo teve a sorte de ver o eclipse de uma superlua na noite desse domingo (27). Eis algumas das melhores imagens deste espetáculo astronômico.

A lua pareceu 14% maior e 30% mais brilhante que o normal, e também foi pintada de vermelho, em um raro fenômeno conhecido por Lua de Sangue. Este evento faz parte de uma Tétrada, quando quatro luas de sangue ocorrem no período de dois anos, conforme o Gizmodo explicou anteriormente.



O i09 explica que um eclipse de superlua é simples, mas muito raro:

Uma “superlua” é simplesmente o que acontece quando uma lua cheia coincide de ocorrer quando a lua está no seu ponto mais próximo da Terra. Relatos que você ouviu, como “MEU DEUS UMA LUA GIGANTE” são exagerados — sim, a superlua vai parecer maior, mais apenas 14% maior… Durante um eclipse lunar, a lua se move sob a sombra a Terra e, ao se esconder nas sombras, a Lua ganha uma distinta cor vermelha. Em 27 de setembro, veremos ambos destes fenômenos juntos pela primeira vez desde 1982, criando um eclipse de superlua — e a próxima vez que você verá um desses será em 2033.

A Associated Press também preparou um timelapse do fenômeno:

Esta foi a quarta e última superlua das quatro que ocorreram entre 2014 e 2015. Agora, a próxima lua de sangue ocorrerá apenas em 2033 — ou seja, quem não viu terá de esperar um tempinho para apreciar o fenômeno ao vivo.

Foto de capa: Ariel Schalit/AP; imagens: Birgit Fostervold/Flickr, Kris Williams/Flickr