Esse é o PaperLab: a Epson diz que é o primeiro sistema de reciclagem do mundo que pega papel velho e transforma instantaneamente em papel novo – e isso direto no seu escritório.

A empresa japonesa diz que o dispositivo pode pegar pedaços de papel picado que está em uma lixeira e transformar em folhas novas sem uso de água. Isso é bem louco. A Epson quer eliminar o longo e tortuoso processo de enviar esses documentos picados para outro lugar para reciclar. Com essa tecnologia compacta, a Epson diz que está oferecendo uma recicladora de papel para escritórios.

Apenas três minutos após carregar a máquina com o papel velho, ela consegue cuspir uma folha limpa e reciclada: e tudo o que você precisa fazer é pressionar o botão para começar. O PaperLab também pode produzir cerca de 14 folhas A4 por minuto, e 6.750 folhas por dia considerando o horário comercial tradicional (oito horas), segundo a empresa. Tamanhos diferentes estão disponíveis também, e pelo jeito até cartão de visita e papel de carta perfumado funcionam com ele.

Reciclar papel diretamente na empresa tem outra conveniência: segurança extra. Em vez de picar documentos sigilosos por conta própria ou contratar alguém para cuidar de descartá-los, essa impressora pulveriza arquivos confidenciais e transforma eles em papel novo.

Ela usa a tecnologia “Dry Fiber” da Epson, em vez de água, como padrão para o processo de reciclagem. A impressora transforma o papel em pequenas fibras, e então junta essas fibras para formar o papel novo.

Um protótipo do PaperLab vai ser apresentado na semana que vem no Eco-Products 2015, em Tóquio, no Japão. A Epson espera ter a impressora em escritórios japoneses já no começo do ano que vem, e anunciará os planos para vendas em outros países no futuro.

[Wall Street Journal]

Imagem via Epson