O Instagram agora permite que você exporte suas fotos, vídeos e mensagens
O Instagram está finalmente possibilitando que os usuários baixem seus dados. Após sinalizar que lançaria uma ferramenta há algumas semanas, a rede social comandada pelo Facebook liberou o recurso de exportação de dados nesta terça-feira (24), e a funcionalidade faz mais do que apenas fornecer uma cópia de suas fotos feias com filtros.
• Instagram quer que influenciadores sejam mais honestos sobre posts pagos
• Mulher é presa por contrabando de cocaína após ostentar férias no Instagram
Todos os usuários vão poder acessar a ferramenta para exportar dados na web, no iOS e no Android, segundo noticia o TechCrunch. No caso das plataformas móveis, deve levar ainda um tempo para o recurso ser disponibilizado.
Durante o processo de exportação, o Instagram diz ao usuário exatamente o que eles está baixando, embora a descrição seja um pouco vaga:
Nós vamos enviar em seu e-mail um link com um arquivo com suas fotos, comentários, informações de perfis e mais. Nós só podemos trabalhar com uma requisição por conta por vez, e esse processo pode levar até 48 horas para que coletemos os dados e enviemos para você.
Embora o Instagram ressalte que pode levar dois dias para receber o link, é possível que você receba antes. Em nossa experiência, o arquivo incluiu posts recentes, feed de stories e arquivos .Json com dados de likes, seguidores e mensagens diretas. O Instagram diz que você pode solicitar um link para seus dados a cada quatro dias.
Você pode colocar suas fotos exportadas em vários serviços — existe uma série de opções além das redes sociais. Independentemente disso, se você já usa plataformas como o Google Fotos para seus registros, você pode querer colocar todas lá. Ou mesmo serviços como o Dropbox ou o OneDrive.
Abaixo o passo a passo para exportar os dados via web:
Faça login em instagram.com, acesse seu perfil e escolha a opção Privacidade e Segurança
Escolha a opção “Request Download” abaixo da seção Data Download
Digite seu e-mail e senha do Instagram
Imagem do topo por AP