Instagram lança app que cria filtros de realidade aumentada
Nesta segunda-feira (13), o CEO e fundador da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou o lançamento do “Spark AR Go” — uma nova ferramenta para criação de efeitos de realidade aumentada (AR, na sigla em inglês) para o Instagram.
O projeto já tinha sido anunciado em outubro passado, durante a Conferência Facebook Connect 2021, mas ainda sob o nome “Polar”.
O Spark AR Go faz parte do ecossistema “Spark AR” – lançado em 2017 – e que conta com ferramentas para que desenvolvedores criem filtros AR para os aplicativos da Meta. Por enquanto, o novo aplicativo está disponível em fase beta, funcionando apenas para dispositivos iOS. A empresa está convidando desenvolvedores interessados em testar a nova ferramenta.
Spark AR Go
Na demonstração, Mark fez graça ao usar um efeito criado pelo Spark AR Go para descobrir “qual o sabor do molho de churrasco que ele se parece”.
https://www.facebook.com/zuck/posts/10114152123083691
“Os criadores poderão estender suas marcas pessoais, recursos e criatividade aos fãs de novas maneiras – como testes de RA personalizados, substituição de plano de fundo exclusivo ou uma maquiagem única”, explicou a Meta.
O aplicativo da Meta conta com modelos, ferramentas de alternar e deslizar, assim como opções para facilitar a criação dos efeitos. “Assim que um criador publicar, seus efeitos aparecerão em seu perfil do Instagram”, acrescenta o CEO.
Ainda não há informações sobre quando será lançado a versão final do aplicativo ou a disponibilidade para desenvolvedores do Android.