O Instagram iniciou os testes de um novo recurso que permite aos usuários alternar entre três tipos de visualização de seu feed principal. Duas dessas visualizações mostram o feed em ordem cronológica.

“Estamos trabalhando em uma versão de feed cronológico que esperamos lançar no próximo ano”, afirmou Adam Mosseri, CEO do Instagram, em 9 de dezembro do ano passado, em meio ao escândalo causado pela divulgação de documentos vazados do Facebook.

A visualização do feed do Instagram em ordem cronológica não é uma novidade na rede social. O formato estava presente no Instagram, mas foi excluído há alguns anos quando a empresa concluiu que seus usuários não visualizavam cerca de 70% das postagens de seus feeds.

A partir de então, a rede social adotou uma “curadoria algorítmica” para tentar contornar o problema. Só que priorizar aquilo que é de interesse do usuário pode acabar viciando o algorítmo — tornando o feed mais monotemático do que todo mundo gostaria.

Nesta quarta-feira (5), Mosseri publicou um vídeo em seu perfil oficial para dar detalhes sobre o teste e explicar como funcionarão as três visualizações de feed.

Estamos começando a testar a capacidade de alternar entre três visualizações diferentes em sua tela inicial (duas das quais dariam a você a opção de ver as postagens em ordem cronológica):

  • Home
  • Favoritos
  • Seguindo

 Nós esperamos lançá-los em breve. Mais informações [também virão] em breve.

O feed “Home” foi descrito como a experiência que temos hoje no Instagram, enquanto o “Favoritos” mostrará apenas postagens que o usuário não quer perder. Mosseri afirmou que usaria este tipo de feed para pessoas próximas, como familiares, criadores de conteúdo favoritos e melhores amigos.

Já o “Seguindo” mostrará apenas posts de contas que o usuários seguem — em ordem cronológica. O lançamento oficial dos novos recursos para todos os usuários da plataforma deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2022.