Tecnologia

Instagram ganha novas opções de privacidade; conheça

Central de Contas é atualizada com opções para restringir compartilhamento de dados e exportar fotos do Instagram para outros serviços
Imagem: Unsplash/Reprodução

A Meta atualizou as opções de privacidade de suas redes sociais. Agora, os usuários poderão controlar e até restringir o compartilhamento de dados entre empresas e o Instagram.

A partir dessa segunda-feira (17), o recurso que era conhecido como “Atividade fora do Facebook” passará a abraçar todos as redes sociais sob o guarda-chuva da Meta. O nome também mudou para “Atividades fora dos serviços da Meta” (em tradução livre).

Assim, os usuários poderão gerenciar como outras empresas, como o Airbnb, Spotify e demais serviços, compartilham informações relacionadas às suas contas da Meta. Esses dados, vale lembrar, servem para otimizar a experiência nas plataformas e personalizar anúncios que aparecem durante a navegação.

“Você pode revisar facilmente as empresas que estão compartilhando dados com a Meta, desconectar marcas específicas para personalizar ainda mais sua experiência ou limpar totalmente esses dados – você decide”, anunciaram.

Apesar do anúncio, a nova função ainda não está disponível a todos os usuários, conforme acusaram testes do Giz Brasil nesta terça-feira (18). A expectativa é de que a atualização seja liberada para mais pessoas ao longo dos próximos dias.

Meta libera novas opções de privacidade na Central de Contas (Imagem: Divulgação/Meta)

Meta libera novas opções de privacidade na Central de Contas (Imagem: Divulgação/Meta)

Central de Contas recebe opção para exportar fotos do Instagram

A Meta também informou que os usuários do Instagram poderão levar todas as suas fotos e vídeos para outros serviços.

Ainda não há mais detalhes sobre o funcionamento nem quais serviços são compatíveis com a ferramenta de transferência. A Meta apenas apontou que a novidade facilitaria tarefas como usar uma ferramenta externa para imprimir um álbum com as publicações feitas no Instagram, por exemplo.

Todavia, espera-se que seja um método similar ao que a Apple e Google praticam, que permite levar todos os arquivos do Apple Fotos para o Google Fotos e vice-versa em poucos passos.

A Meta indicou que a opção para criar um arquivo com dados pessoais foi levada para a Central de Contas para facilitar o acesso ao recurso. A Central de Contas está disponível no menu de configurações do Instagram, Facebook e do Messenger.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas