Instagram lança recurso “Canais”; saiba como funciona

Seguindo WhatsApp e do Telegram, o Instagram agora conta com recurso de listas de transmissão - algo que também deve chegar ao Facebook em breve
Recurso Canais no Instagram
Imagem: Instagram/Divulgação

A Meta divulgou na última quinta-feira (15) que os perfis de criadores de conteúdo do Instagram ganharão um novo recurso chamado de Canais, que permite enviar mensagens para seus seguidores de uma única vez.

whatsapp invite banner

O anúncio foi feito no próprio canal de Mark Zuckerberg, cujo perfil fez parte da fase de testes iniciada em fevereiro deste ano. Até então, apenas algumas personalidades selecionadas contavam com o recurso.

O Canais é mais uma maneira dos criadores de conteúdo se conectarem aos seus fãs, permitindo divulgar conteúdos, como links e textos, como se estivesse na caixa de mensagem. A diferença é que apenas os donos dos Canais podem enviar mensagens e elas ficam públicas para todo mundo.

Em junho, a Meta anunciou que o WhatsApp também receberia um recurso de transmissão de mensagens chamado Canais. A novidade, que por enquanto está disponível apenas na Colômbia e em Singapura, permite que empresas enviem mensagens para usuários inscritos no canal. A ideia é que seja um ambiente seguro para entrar em contato com clientes e seguidores, já que os números de contato não ficam visíveis.

Além do Instagram, o recurso Canais deve chegar também ao Facebook e ao Messenger nos próximos meses, segundo o comunicado de Zuckerberg.

Como funciona o Canais no Instagram

Recurso Canais no Instagram

Novo recurso Canais permite transmitir mensagens para todos seguidores Imagem: Instagram/Divulgação

Assim como os Canais no Telegram, o recurso Canais do Instagram é um espaço de mensagem unidirecional do dono da conta para sua base de seguidores. Nele, o criador de conteúdo pode enviar textos, vídeos, áudios e fotos, além de promover enquetes. Já os seguidores podem reagir e votar nas enquetes.

De acordo com a Meta, assim que o recurso é ativado na conta do criador, um link para se inscrever no canal é enviado para seus seguidores. A inscrição também poderá ser ativada na página do perfil ou por um sticker no Stories. O seguidor poderá sair do canal ou deixá-lo no mudo a qualquer momento, assim como controlar as notificações de novas mensagens.

Além disso, os donos dos canais poderão convidar pessoas e mesmo fãs para interagirem. Será possível, por exemplo, fazer entrevistas com especialistas ou conversas mais descontraídas. O próprio Zuckerberg anunciou a novidade em maio com um bate-papo em seu canal com Adam Mosseri, diretor do Instagram.

Em breve, a Meta deverá incluir mais opções de controle, como adicionar moderadores e incluir mensagens com prazo de validade. Além disso, também há planos de criar prévias de Stories para encorajar a inscrição no canal. O app ainda deve ganhar uma aba, onde será possível encontrar os canais com mais facilidade.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Igor Nishikiori

Igor Nishikiori

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já passou pelas redações da Editora JBC, São Paulo Shimbun, Folha de S. Paulo e Portal R7. Prefere o lado alternativo das coisas, de música a futebol.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas