Instagram reduz alcance e relevância de posts com links russos
Após o Facebook ser banido na Rússia, a Meta anunciou novas sanções contra o país — entre elas, a redução do alcance de stories que contenham links para páginas controladas pelo Kremlin. Além disso, links de sites suspeitos serão sinalizados como controlados editorialmente pelo governo de Vladimir Putin.
Na prática, as postagens com links russos serão rebaixadas na sequência de posts disponíveis na bandeja de stories do aplicativo. Se a mesma pessoa publicar novamente o link suspeito, o stories será colocado ainda mais abaixo na bandeja.
Apesar do bloqueio do Facebook em solo russo, o Instagram ainda parece permanecer ativo na Rússia. Antes desse banimento, a Meta já havia anunciado na semana passada que reduziria o alcance de postagens nas duas redes sociais, com o intuito de reduzir a disseminação da desinformação russa.
“Essas mudanças são adicionais às que já tomamos para tornar o conteúdo de contas administradas pela mídia controlada pelo estado russo mais difícil de encontrar no Instagram, e fornecer mais transparência se as pessoas tentarem compartilhar conteúdo dessas contas”, afirmou a Meta em comunicado.
Instagram na Rússia e na Ucrânia
A empresa de Mark Zuckerberg também afirmou que está mantendo informações privadas no Instagram, com o objetivo de ajudar a população civil da Ucrânia e Rússia. A partir de agora, informações sobre seguidores e seguidos serão privadas, incluindo o recurso de “seguidores mútuos”.
Contas russas e ucranianas do Instagram poderão excluir em massa os conteúdos postados — como fotos e vídeos — assim como curtidas e comentários antigos. Além disso, a Meta não recomenda que os usuários façam postagens de contas de mídia controladas pelo estado russo, inclusive no Reels. A empresa diz que está dificultando a localização dessas contas no recurso de pesquisa.
Quanto ao bloqueio do Facebook na Rússia, a Meta diz que está trabalhando para manter os serviços disponíveis o máximo possível.