
Instagram é alvo de críticas por remover foto de casal gay; após polêmica, rede republica imagem

O Instagram pediu desculpas a uma fotógrafa britânica após remover a foto de um casal gay se beijando, dizendo que o post foi excluído por causa de um erro. Stella Asia Consonni publicou a foto do casal como parte de uma série artística de relacionamentos modernos, publicada na revista i-D. Após postar a imagem, o Instagram a removeu, o que causou certa comoção pública.
• Você finalmente poderá silenciar seus amigos chatos no Instagram
• Instagram quer usar vídeos verticais para atacar hegemonia do YouTube
“O post foi removido por causa de um erro, e pedimos desculpas pelo ocorrido. A imagem já foi reestabelecida”, disse um porta-voz do Instagram à BBC.
Quando Stella protestou contra a remoção da imagem, celebridades britânicas começaram a criticar a medida da rede social.
Pertencente ao Facebook, ambas as plataformas, com alguma frequência, são alvo de polêmicas por remoção de conteúdo controverso. Ativistas já criticaram o sistema de detecção de mamilos que usa inteligência artificial — a ferramenta só sinalizava mamilos femininos. No passado, o Instagram já removeu fotos de mulheres relacionadas a amamentação e menstruação, frustrando grupos ligados a direitos das mulheres.
A empresa proprietária do Instagram já foi alvo de críticas por esconder notícias conservadoras, causando acusações contínuas de censura política, que a plataforma nega.
Em defesa do app, é possível afirmar que o Instagram conta com mecanismos para evitar esse tipo de conteúdo. Graças ao recurso silenciar, é possível parar de ver publicações de certo usuário em sua timeline, ainda que seja possível acessar o perfil. É possível ainda deixar de seguir ou mesmo bloquear alguém na rede.
“Tenho recebido muitas mensagens de ódio, dizendo que o conteúdo é nojento e que eu deveria me matar por ter postado isso”, afirmou Stella para a BBC.
Embora a publicação tenha causado a ira de muitos usuários, a posição do Instagram de remover a foto foi um erro, e não um ato de intolerância. Stella disse ainda à BBC que planeja exibir a foto junto com outros retratos de casais em uma exposição de arte a ser realizada ainda neste ano.
[BBC]