O Instagram e o Snapchat desativaram o serviço Giphy, de incorporação de GIFs. A medida foi tomada depois que uma imagem extremamente racista começou a se espalhar na plataforma, como aponta reportagem do TechCrunch.
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De acordo com o TechCrunch, o GIF em questão mostrava a frase “NIGGER CRIME DEATH COUNTER” (contador de crioulos mortos, em tradução livre) acompanhado por um pequeno desenho de um primata e um apresentador de um programa de auditório dizendo “continue girando bonzo, os números simplesmente continuam subindo!”.
Depois que a animação se espalhou pelo Giphy, tanto o Instagram quanto o Snapchat decidiram desabilitar a integração com o serviço – apenas algumas semanas depois de incluí-la. O Instagram adicionou o suporte aos GIFs no final de janeiro e o Snapchat no final de fevereiro.
O GIF em questão aparecia ao pesquisar pela palavra “crime”, de acordo com a usuária do Twitter Lyauna Augmon:
This blatant RACISM @instagram @kevin is unacceptable. When you search 'crime' for gifs, a "Nigger crime death counter" appears with a MONKEY cranking it & a white guy telling the "bonzo" to watch the numbers #Instagram #blacklivesmatter @TheAffinityMag REMOVE & APOLOGIZE NOW pic.twitter.com/dOnJFBcHCW
— Lyauna Augmon (@LyaunaAugmon) 7 de março de 2018
O GIF não apareceu quando o Gizmodo procurou no site do Giphy pelo desktop.
“Esse tipo de conteúdo não tem espaço o Instagram”, disse um porta-voz da companhia ao TechCrunch. “Nos interrompemos nossa integração com o Giphy enquanto eles investigam o problema”.
O Snapchat disse ao TechCrunch que todo o conteúdo no aplicativo precisa ter classificação indicativa “para maiores de 12 anos” e que “assim que ficamos sabendo, removemos o GIF e desabilitamos o Giphy até que possamos nos assegurar que isso não acontecerá novamente”.
Discurso de ódio vai contra as regras do Giphy, embora seja possível que alguns conteúdos proibidos se espalhem. Presumivelmente a funcionalidade pode retornar aos aplicativos caso o Giphy consiga mostrar que o incidente foi apenas um desliza e que não se repetirá.
O site de GIFs se tornou um grande negócio nos últimos anos; um perfil no New York Times destacava que a divisão de estúdio estava tentando entrar no ramo de conteúdo para marcas e que queria transformar seus escritórios um rito de passagem para celebridades que desejam ser “GIF-amous”. (O mesmo perfil observou que a empresa arrecadou US$ 150 milhões, mas continua na fase de “pré-receita” do negócio.)
Snapchat, em particular, tem fortes razões para se preocupar com o incidente: nos últimos anos, eles se meteram em problemas relacionados a filtros de yellowface e blackface.
Captura de tela: Giphy