Quem usa Instagram com frequência sabe que a função de publicar links nos Stories — o famoso “arrasta para cima” — só é liberado mediante duas situações: se você tiver uma conta com o selo de verificada ou se chegar a pelo menos 10 mil seguidores. Agora, ao que tudo indica, a rede social vai ampliar o uso de links na função Stories, mas de um jeito diferente.
Em entrevista ao The Verge, o diretor de produto do Instagram, Vishal Shah, confirmou que está testando com alguns usuários um recurso que permite adicionar um link por meio da aba de adesivos. Essa seção já agrupa outras funcionalidades, como adição de música, enquetes, hashtags, GIFs e menções, então faz todo o sentido ela ganhar mais uma possibilidade.
O funcionamento é exatamente o mesmo dos links usados no Stories, com a diferença de que, em vez de arrastar para cima, os seguidores do usuário precisarão clicar em cima da tag para acessar o site. Também será possível responder a Stories que incluírem o sticker linkado, algo que não está disponível atualmente nos Stories com link.
Shah afirma que os testes acontecem para que o Instagram estude como as pessoas podem tirar vantagem da nova função, uma vez que o “arrasta para cima” possui certas restrições. Além disso, o executivo acredita que os adesivos se encaixam melhor na maneira atual como as pessoas usam a plataforma, e que os stickers com links devem se tornar o principal método para os usuários acessarem sites fora do Instagram.
A companhia diz ainda que vai analisar quais tipos de links são mais compartilhados, não apenas para entender o comportamento dos usuários, mas para evitar o engajamento de spam e desinformação. Shah também confirmou que não há planos de levar os links para o feed ou outras funções do Instagram. Logo, eles continuarão exclusivos dos Stories.
Como os testes estão em fase inicial, ainda deve demorar um pouco até que o novo recurso de links em adesivos seja disponibilizado para a maioria dos usuários do Instagram.