Os laptops acabam de ficar muito mais rápidos. Nós estávamos esperando pela versão mobile do Core i7, e hoje a Intel os entregou. Os testes não mentem: é rápido. Pra caramba.

Assim como os chips Core i7 para desktop, a versão mobile (antes chamada de Clarksfield) é feita para aguentar tarefas pesadas de computação. Jogos, edição de vídeo e outros programas que exijam muito da velocidade de processamento da máquina.

Mas o que faz estes processadores serem tão rápidos e competentes? A família de processadores Quad-Core usa a tecnologia Intel Turbo Boost, que pode acelerar a velocidade de clock do processador em até 75% quando o computador estiver realmente precisando. Basicamente o processador altera a velocidade de clock dependendo do consumo de energia, da temperatura do processador e do número de núcleos sendo utilizados. Isso é só um resumo, a gente promete um Giz Explica sobre isso em breve.

Mas o que isso tudo significa em termos de melhoria de performance? A LAPTOP Magazine concluiu que a CPU mais rápida, a Core i7 920QM 2.GHz (há duas configurações com velocidades de clock menores), "estraçalhou todos os recordes de benchmark" que existem. Comparado com outros laptops Quad Core e Dual Core, o Core i7 venceu todos os embates. Esmigalhou os benchmarks sintéticos, mas também foi mais rápido em transcodificação de vídeo e fez bonito no teste de frames por segundo em Far Cry 2. O link abaixo tem tabelas e pontuações mais detalhadas, se você quiser.

Você logo terá as suas escolhas de laptops com todo este poder (inclusive no Brasil) com máquinas da DellToshibaASUSAlienware e HP. Algumas dessas máquinas serão super poderosas e caras, mas outras até que não custarão os dois olhos da cara. [LAPTOP MagazineIntel]