O conector Thunderbolt é praticamente o padrão-ouro quando se trata de portas — o Thunderbolt 3 é encontrado em uma ampla variedade de computadores e periféricos de ponta. Mas a Intel quer melhorar e refinar seu padrão de conexão, e agora temos novos detalhes oficiais sobre a próxima versão da especificação, o Thunderbolt 4.

Curiosamente, embora o Thunderbolt 4 inclua vários novos recursos, suas velocidades máximas de transferência permanecerão as mesmas do Thunderbolt 3, a 40 gigabits por segundo. Em vez disso, o principal objetivo da Intel para o Thunderbolt 4 é fornecer maior compatibilidade e suporte entre o padrão e o número cada vez maior de dispositivos que usam USB-C.

Aqui está uma ficha de especificações mais detalhada do Thunderbolt 4. Gráfico: Intel

A Intel diz que o Thunderbolt 4 se baseia na mesma especificação de protocolo subjacente que o USB 4, o que significa que as novas portas e cabos Thunderbolt 4 devem ser compatíveis com todos os dispositivos USB-C com suporte para especificações USB desde o USB 2.0. E embora a velocidade total de transferência do Thunderbolt 4 vá continuar igual, a Intel está aumentando a velocidade de dados dos dispositivos de armazenamento Thunderbolt 4 PCIe para até 32 gigabits por segundo (acima de 16 gigabits por segundo com o Thunderbolt 3), além de adicionar suporte para conectar até duas telas 4K simultaneamente ou uma 8K.

A Intel também afirmou que, pela primeira vez, as docks Thunderbolt 4 poderão suportar até quatro portas Thunderbolt em um único dispositivo, além de possibilitar, pela primeira vez, obter cabos Thunderbolt universais medindo até dois metros de comprimento.

Gráfico: Intel

Para ajudar a simplificar o carregamento em laptops, a Intel também exigirá que os fabricantes de notebooks incluam pelo menos uma porta Thunderbolt 4 para recarga em sistemas que consomem menos de 100 watts de energia, enquanto também exigirá que os notebooks Thunderbolt 4 sejam capazes de serem ligados via teclado ou entrada do mouse quando conectados a um dock Thunderbolt 4.

Então, quando o Thunderbolt 4 estará disponível? A Intel disse que espera começar a distribuir os novos controladores da série 8000 para os fabricantes de dispositivos ainda este ano. No lado dos laptops, a Intel diz que o Thunderbolt 4 estará disponível primeiro em sistemas que trarão suas futuras CPUs Tiger Lake e em sistemas que fazem parte da iniciativa Project Athena, que também deverão chegar às lojas em algum momento no fim de 2020. Além disso, a Apple garantiu que vai continuar usando o padrão mesmo nos Macs com chips próprios.