Tecnologia

Internet: qual a melhor conexão para quem trabalha em home office

Especialista explica qual a melhor conexão para quem trabalha de casa
Imagem: Unsplash/Reprodução

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 89% dos brasileiros têm acesso à banda larga em suas residências. A tendência é que este número siga crescendo ano a ano, acompanhando a crescente necessidade dos cidadãos em estarem sempre conectados à internet, principalmente para quem trabalha em home office.

Black Friday
Apple iPhone 15 Pro Max (256 GB) — Titânio Azul
Veja

Atualmente, o Brasil conta com uma gama bastante variada de empresas que oferecem serviço de internet. Além dos grandes provedores que atuam no país há décadas, o segmento passou a contar também com organizações estrangeiras e pequenas companhias que prestam serviços locais em pequenas cidades e bairros.

O aumento na concorrência, embora seja algo positivo para o consumidor, acaba causando dúvidas na hora de eleger o serviço perfeito. Muitos consumidores têm dificuldades para escolher a velocidade ideal ou o tipo de conexão que será mais útil para suas necessidades.

Conforme explica Erick Elias, Gerente de Redes da Leste Telecom, antes de assinar, é fundamental ter em mente qual será o tipo de uso da internet. Assim, garante a contratação do plano que melhor atenda as necessidades do consumidor.

“Para quem realiza atividades mais simples, como o home office básico, envio de e-mails, edição de documentos e navegação em sites, uma conexão básica porém estável pode ser perfeitamente suficiente. Contudo, para atividades que demandam maior capacidade, como lives em 4K ou profissionais que lidam com grandes volumes de transferência de arquivos, editores de vídeo, designers, a necessidade pode facilmente subir para 1 Gbps ou mais”

Internet no home office

Para quem trabalha em regime home office, é necessário investir em um tipo de conexão que se mantenha estável. Isso mesmo que as tarefas desempenhadas não exijam altas velocidades de download e upload. Além disso, para quem realiza videoconferências com frequência, a baixa latência é outro aspecto fundamental.

Para esta necessidade específica, a melhor alternativa é a fibra óptica, cuja principal característica é a capacidade de transferência de dados sem perda de potência. Além disso, a tecnologia é composta de materiais imunes a interferências eletromagnéticas o que torna este tipo de conexão bastante seguro e eficiente.

“A fibra óptica é a melhor opção para quem precisa de uma conexão estável e confiável, latência baixa e velocidade consistente. O que a torna ideal para um ambiente profissional em home office, onde videoconferências e transferências de arquivos pesados são comuns”

Erick Elias também menciona que é importante uma preocupação especial com o equipamento de distribuição de sinal de internet para os dispositivos eletrônicos da residência. Isso porque eles desempenham papel importante no ecossistema de conectividade.

Roteadores de baixa qualidade, ou com limitações significativas de hardware, tem grande potencial para interferir negativamente na experiência. Além disso, também é importante ficar de olho no estado dos fios que, caso apresentem algum dano, podem comprometer a qualidade da conexão.

“É importante observar que, mesmo com uma boa conexão de fibra, a qualidade do roteador e a infraestrutura interna da rede doméstica (cabo de rede, configuração de Wi-Fi) também desempenham um papel fundamental na experiência do usuário”.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas