Todos nós conhecemos aquele velho ditado: se não acontecer na primeira, vá tentando até conseguir. Às vezes, você só precisa se recompor, pegar sua prancha voadora e simplesmente tentar mais uma vez atravessar o Canal da Mancha.

Depois que o inventor Franky Zapata fracassou em sua tentativa inaugural no mês passado, ele finalmente conseguiu completa sua jornada do litoral da França até o Reino Unido neste domingo (4), segundo o Guardian, transformando a possibilidade de uma invasão por meio de pranchas voadoras algo totalmente viável.

Você pode ver o voo de Zapata no vídeo abaixo.

O militar da reserva de 40 anos usou o seu Flyboard, uma prancha voadora desenhada por ele próprio, para fazer uma viagem de 35 km, parando no meio do caminho para reabastecer com querosene, que estava amarrado às suas costas (o dispositivo só pode funcionar por 10 minutos). O trajeto entre Sangatte, na França, e Dover, no Reino Unido, levou cerca de 20 minutos.

“Fizemos uma máquina há três anos…e agora nós atravessamos o Canal. É uma loucura. Se isso é um evento histórico, não serei eu que vou decidir. O tempo dirá”, disse Zapata à BBC depois de completar o trajeto.

Zapata tem desenvolvido a tecnologia de sua prancha voadora há três anos (ele inventou um hoverboard movido à agua em 2011 que levava o mesmo nome) em parte com a ajuda de uma concessão militar francesa que recebeu recentemente, no valor de US$ 1,4 milhão. No mês passado, Zapata impressionou ao voar com sua prancha durante o Dia da Bastilha, enquanto segurava um rifle. Isso fez com que o ministro das Forças Armadas da França dizer que o aparato poderia ser usado “como uma plataforma logística voadora ou como uma plataforma de assalto”, segundo o Guardian.

Agora, se você estiver preocupado com uma invasão de supersoldados, não precisa ter medo: Zapata também disse em 2017 que estava trabalhando com as forças armados do EUA para criar um dispositivo semelhante para combate. Com sorte, eles terão descoberto uma forma de superar o limite dos 10 minutos até a 3ª Guerra Mundial.