O iOS 13 foi lançado na última quinta-feira (19) trazendo novidades interessantes, como o aguardado modo escuro para a interface do sistema e novos gestos para copiar e colar texto. Esse último recurso, porém, se tornou uma dor de cabeça para quem joga Fortnite ou PUBG Mobile.
Nos dois jogos, é possível usar dois dedos na tela para mover o personagem e a câmera, enquanto um terceiro dedo controla a mira. Aí é que está o problema: tocar com três dedos na tela, no iOS 13, é o gesto para copiar, recortar ou colar.
De acordo com vários relatos nas redes sociais, o balãozinho com essas opções de texto está aparecendo na tela dos jogos, o que é bem chato. Dá para dispensar, mas você perde um tempo precoiso, que pode ser crucial em um game de sobrevivência, como é o caso dos dois.
@PUBG_Support @PUBGMOBILE iOS 13 text editing gestures killed 4 finger claw. Touching with 3 fingers will open the above bar in game(screenshot). Please release a fix for this. Total game killer at the beginning of season. #iOS13 #PUBGMOBILE pic.twitter.com/e8fRXyx12I
— akash (@CODE_Akash) 19 de setembro de 2019
No Reddit, um coordenador de comunidade da Epic Games, criadora do Fortnite, comentou o assunto. Ele disse que, pelo que eles ouviram, esse problema será corrigido no iOS 13.1.
A Tencent, desenvolvedora do PUBG Mobile, também disse no Twitter que a próxima versão do iOS estará bem melhor para os “claw players”, como são chamados os jogadores que usam a técnica dos três dedos na tela. Ela também colocou um aviso no jogo recomendando que o usuário não atualize para o iOS 13.
Quem rodou o iOS 13.1 ainda na versão beta relata que não teve problemas com o jogo. O The Verge especula que a Apple definiu, na nova versão, que o balãozinho com as opções de edição só deveria aparecer agora quando os três toques na tela forem feitos em uma caixa de texto. Faz sentido.
A primeira atualização do iOS estava programada para sair no dia 30 de setembro, mas foi antecipada e deve chegar já na terça-feira (24). Junto com ela, virá o iPadOS para tablets da Apple, com recursos que aproximam o aparelho de um laptop.