A Apple anunciou o iOS 15 na última segunda-feira (7) com muitas melhorias de privacidade e atualizações nos aplicativos FaceTime, Saúde e Safari, entre outros. O que não foi anunciado é um recurso feito exclusivamente para nós aqui no Brasil: filtragem de SMS, em que o próprio sistema organiza as mensagens de texto recebidas no iPhone, podendo colocá-las em pastas específicas ou até mesmo excluí-las.

A novidade aparece listada no site oficial da Apple, em uma página dedicada aos principais recursos do iOS 15. Na nova versão do sistema, a filtragem acontecerá “on-device” — ou seja, no próprio dispositivo —, evitando possíveis casos de invasão de privacidade, uma vez que as mensagens não passarão pelos servidores da companhia.

A organização automática dos conteúdos vai separá-los em três pastas distintas: Promoções, Transações e Lixo. Você não precisará acessar nenhuma configuração de software, nem autorizar a inclusão de mensagens nesses diretórios. Tudo será feito automaticamente em segundo plano. Obviamente, você terá a opção de mover mensagens entre uma pasta e outra, se assim desejar.

E aí muita gente pode se perguntar: mas alguém ainda usa SMS? É verdade que as mensagens de texto, muito populares no começo dos anos 2000, caíram em desuso com o surgimento dos aplicativos de troca de mensagens, como WhatsApp, Facebook e Telegram.

Assine a newsletter do Gizmodo

No entanto, o método ainda pode ser útil em determinadas situações, como recebimento de cobranças, envio de código de barras de contas e pagamentos, entre outros casos. Também é um dos meios usados para confirmar sua autenticação em procedimentos de verificação em dois fatores. Mas como a maioria das mensagens de texto são, no geral, spam, nada melhor do que deixar o próprio sistema operacional se encarregar de conteúdos dispensáveis.

Vale lembrar que a filtragem de SMS no iOS já existia na Índia, que agora, junto com o Brasil, são os únicos países do mundo em que esse tipo de recurso é lançado para o sistema móvel da Apple.

[Apple, Tecnoblog]