Tecnologia

iOS 18 pode mudar a forma como você troca mensagens no iPhone

É esperado que iOS 18 traga suporte ao padrão RCS, que substitui o SMS e permite envio de fotos e vídeos em alta qualidade

O iOS 18 pode ser uma das maiores atualizações do iPhone até hoje. Com lançamento previsto para este ano, o update do sistema da Apple deve liberar um recurso importante para a troca de mensagens entre aparelhos da Maçã e celulares Android: o protocolo RCS.

whatsapp invite banner

O jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, afirmou ter informações sobre a atualização, em um texto publicado na newsletter Power On, no último domingo (28). “Disseram-me que o novo sistema operacional é considerado pela empresa uma das maiores atualizações do iOS — se não, a maior — da história”, escreveu.

Gurman não detalhou as novidades do update. Porém, rumores indicam que o iPhone pode receber uma função bastante aguardada pelos usuários: o suporte ao padrão Rich Communication Services (RCS). Mas o que isso significa exatamente?

Suporte ao RCS vai melhorar troca de mensagens no iPhone

Mensagens trocadas por iMessage e SMS no iPhone

Hoje, mensagens trocadas entre iPhones aparecem em balões azuis, enquanto SMS aparece em balões verdes (Imagem: Apple/Divulgação)

A adesão ao RCS pela Apple é aguardada desde novembro do ano passado. Na época, nós noticiamos aqui no Giz Brasil que a Apple confirmou a inclusão do protocolo substituto do SMS ainda em 2024.

Como a data prometida pela empresa combina com o lançamento do iOS 18, é muito provável que a Apple libere o recurso com a atualização do sistema operacional.

A expectativa é que a atualização melhore a compatibilidade do iMessage com mensagens trocadas com celulares Android. Além disso, o recurso vai liberar vantagens que, até então, estão disponíveis apenas na troca de mensagens entre iPhones, como:

  • Envio de fotos e vídeos em alta resolução;
  • Mensagens de áudio;
  • Indicadores de digitação;
  • Confirmação de leitura;
  • Troca de mensagens por Wi-Fi entre iPhone e Android;
  • Bate-papos em grupo melhorados, incluindo a capacidade de usuários do iPhone saírem de uma conversa que inclua usuários do Android;
  • Criptografia aprimorada em comparação com SMS.

Vale destacar que essas funções já estão presentes em aplicativos de terceiros, como WhatsApp e Telegram. Entretanto, com a chegada do RCS ao iPhone, será possível conversar com outras pessoas, sem depender desses apps ou de estar no mesmo sistema operacional.

Apple não vai abrir mão do iMessage

iMessage no iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)

iMessage no iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)

Apesar de aderir ao RCS, a Apple não vai abdicar do iMessage. Em nota, a empresa disse, no ano passado, que vai adicionar o suporte ao RCS Universal Profile. O padrão foi publicado pela GSMA, uma associação que representa as operadoras em uma escala global.

“Acreditamos que o RCS Universal Profile oferecerá uma melhor experiência de interoperabilidade quando comparado ao SMS ou MMS”, disse a Apple. “O protocolo funcionará com o iMessage, que continuará a ser a melhor e mais segura experiência de mensagens para usuários da Apple.”

É provável que a Apple libere a primeira versão de testes do iOS em junho deste ano, durante a WWDC. Aliás, o lançamento final deve acontecer em setembro, coincidindo com a chegada dos modelos da possível linha iPhone 16.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas