O novo iOS 5 já está disponível, trazendo mais de 200 novas habilidades para seu iPhone, iPad e iPod Touch. Separamos para você as dez novidades mais importantes, listadas a seguir:

Algumas das novidades você já tem em seu iPhone ou iPad, na forma de aplicativos de terceiros. Se você usa apps como o WhatsApp, que permite enviar mensagens de forma extremamente fácil para várias plataformas e de forma gratuita, você já usa algo parecido com o iMessage (mesmo com adições importantes no app, como a sincronização com outros aparelhos com iOS). Se você já tem o Instapaper, você já sentia o gostinho das novidades do novo Safari. E se você usa algo como o Remember the Milk, o novo Lembrete segue o mesmo caminho.

No entanto, há novidades sem precedentes mesmo na App Store – alguns deles por serem completamente novos, outros por terem um alcance bem maior. E há algumas sacadas ótimas também. Detalhes que podem parecer bobos, como usar o botão de volume para tirar fotos pelo app de Câmera. Ou novidades bem mais importantes, como o ótimo sistema de notificações, ou dispensar um PC para ativar o aparelho – iPhones, iPods touch e iPads não precisam de nenhum computador, para nada. As iCoisas agora são completamente independentes.

Todas as novidades colocam o iOS lado a lado com algumas habilidades já encontradas e utilizadas no webOS, no Android ou no Windows Phone 7. Algumas delas são implementações, indo além de outras plataformas. Mesmo que nenhuma atualização seja exatamente extraordinária por si só, a atualização como um todo é bem interessante.

1. Notificações

A primeira grande mudança é um sistema de notificações. Finalmente a Apple deixou para trás aqueles popups irritantes que atrapalhavam sua vida e os susbstituiu com um novo app chamado “Central de Notificações”. Ele é parecido com o Mobile Notifier, o app de notificações para iOS – e faz sentido, já que a Apple contratou o desenvolver do app. E não são apenas notificações, mas também mini-wdigets de apps como o Weather.

As notificações também chegam na tela de bloqueio, para que você veja os últimos avisos rapidamente, sem ter de destravá-lo. Passar o dedo na notificação leva o usuário automaticamente para o app que a gerou.

As notificações são claramente e de longe a melhor parte do iOS 5 – principalmente vindo do sistema bagunçado de pop-ups das versões anteriores. É uma das principais atualizações, uma que todos devem ter.

2. iMessage

Outra novidade bem útil – e que doerá muito para o pessoal do BlackBerry, e qualquer outra operadora que queira te vender um pacote de SMS: a Apple implementou um novo sistema de mensagens chamado iMessage.

Ele funciona entre todos os aparehos com iOS 5, permitindo largar uma conversa no iPhone e continuá-la no iPad (e eu não ficaria surpreso se a integração com o Lion surgir nas próximas atualizações). O app também tem um sistema de notificação. Mas, diferente do WhatsApp, ele não funciona em outros aparelhos que não tenham iOS. Parece que a Apple acredita que seus amigos com Android e BlackBerry não merecem a sua conversa.

3. Novo app de Câmera

O app de Câmera ganhou duas das habilidades mais requeridas pelos usuários em toda a história do iOS. O primeiro é a adição de um atalho na tela de bloqueio para acessar a câmera com maior velocidade, para não ser necessário desbloquear, clicar no ícone do app e fotografar, o que às vezes faz você perder o momento exato da foto.

A outra mudança, algo que nós já reclamamos incontáveis vezes, é o uso de um dos botões de volume como botão de disparo. É só apertar + e pronto: CLICK! Uma adição muito bem-vinda.

O novo app também inclui opções básicas de edição. Há uma opção de melhoria rápida — que basicamente aguça a imagem, tornando as sombras e luzes mais detalhadas e corrigindo as cores automaticamente. Há também redução de vermelho nos olhos e corte de imagem, novidades bem-vindas para aqueles que ainda não usam o Camera Plus.

4. Banca de jornais e revistas

A Apple criou uma banca de jornais digital direto no iOS 5, algo bem similar ao iBooks mas exclusivamente para revistas e periódicos. Parece uma mistura entre o iBook e uma visualização de pastas, na verdade.

 

 

5. Integração com o Twitter

O iOS 5 tem integração com o Twitter em vários e incontáveis lugares. Apps como o de fotografia têm a opção de postar diretamente a imagem no Twitter. O app do YouTube, o Safari e até o Maps têm a habilidade de compartilhamento direto com o microblog. Há também um novo campo de endereço em seus contatos com, claro, o nome de usuário dele.

 

6. Novo Safari

O Safari foi redesenhado com algumas novas habilidades. O Reader permite que você reformate um site na mão, tirando propagandas e reformatando o texto, para se adaptar à tela de seu iPad ou iPhone.

A novidade bate com o Reading List, que permite salvar páginas para visualização e leitura offline, mantendo-as sincronizadas entre todos os aparelhos com iOS e o Lion. Provavelmente via iCloud.

O browser da Apple também ganhou abas no iPad. As páginas abertas ficarão alinhadas logo abaixo da barra de endereços. De acordo com a Apple, trocar de abas é “extremamente rápido”. Pelo enfoque, podemos deduzir que eles fizeram algumas mágicas com o controle de memória para reduzir o recarregamento de páginas em aparelhos mais antigos.

7. Lembretes

O novo app Lembretes promete uma criação prática e rápida de listas de afazeres. A interface é bem simples e o app faz sincronia com todos aparelhos com iOS 5 e desktops ou notebooks com Mac OS X.

O legal do Lembretes é que ele emite alertas baseados em localização. Imagine que você precisa comprar leite, mas você esquece. Para isso não acontecer mais, você configura um lembrete e indica onde fica o mercado. Quando você passar perto do mercado, o app avisa que você precisa comprar leite.

8. Mail redesenhado

O Mail ganhou um mar de atualizações:

• Formatação usando negrito, itálico e sublinhado, pra você irritar seus amigos destacando toda frase em seus e-mails;

• Deslocamentos de texto, para controlar a indentação (ou recuo) no texto, como em citações;

• Endereços de e-mail “arrastáveis”, permitindo que o usuário pegue e solte endereços na área de remetente, cc e bcc.

• Marcação de mensagem para chamar sua atenção para um e-mail específico após algum tempo.

• O gesto de “swipe” agora levará para a Caixa de Entrada, deixando bem mais fácil o acesso à lista de mensagens no modo retrato do iPad – eliminando a necessidade de clicar em um botão naquele popup estranho.

9. Fim da necessidade de um computador

Finalmente, uma das novidades mais importantes de todas: a Apple acabou com a necessidade de iTunes e de um computador para o usuário usar o iPhone, o iPod touch ou o iPad. A Apple alcançou o Android e Windows Phone 7 nesse quesito. O novo iOS 5 permite que você configure o novo aparelho com mais facilidade: ligue o novo brinquedo e a tela de boas vindas aparece. Todas as atualizações de software acontecerão via Wi-Fi, ou OTA.

Todos os apps serão agora completamente independentes. Não é mais preciso ir ao iCal ou qualquer outro app de desktop para criar um calendário, por exemplo. Não há mais a necessidade de um desktop ou notebook para nada.

10. Novo Game Center

O Game Center também recebeu um belo tapa no visual. Infelizmente, eles não redesenharam aquela interface horripilante do cassino, que parece digna dos tempos da Revista do CD-ROM. Mas eles adicionaram ideais bem pensadas que já são úteis na Xbox Live e em outras plataformas de jogos:

• Achievement points.

• Acesso a amigo dos amigos, para poder comparar pontos e jogar com uma gama maior de pessoas.

• Fotos no perfil, para você poder xavecar algum nerd fingindo que é mulher no Game Center.

• Game discovery, que permite uma jogatina com qualquer um que queira jogar, a qualquer momento.

• Download de jogos dentro do Game Center.

• Suporte para jogos de turnos, como o Words for Games e Scrabble.

Outras novidades

iCloud: o serviço da Apple na nuvem sincroniza documentos, músicas, fotos, contatos e mais, e requer iOS 5 e Mac OS X Lion para funcionar. Saiba mais sobre o iCloud aqui.

Find My Friends: o novo app permite compartilhar continuamente sua localização para seus amigos, em vez de fazer check-in. Você pode especificar quem vê sua localização, e em quais momentos do dia você vai compartilhar onde você está. Baixe-o aqui.

Cards: Permite criar cartões digitais direto do seu iPod Touch ou iPhone, e enviá-lo para seus contatos.

Dicionário em todos os lugares: algo que os usuários pediram bastante – e que faz ainda mais sentido para quem é brasileiro e lê em inglês – a Apple colocou o sistema de dicionário do iBooks em todos os apps. De forma embutida, é só clicar na palavra e ler.

Sicronização com o iTunes via Wi-Fi: sempre que você conectar seu iPhone/iPad/iPod a uma tomada (para carregá-lo à noite, por exemplo), ele sincroniza e faz backup automaticamente através do iTunes, sem usar fios.

• Airport Utility: Este novo app permite mudar a senha da rede, resetar roteadores, atualizar o firmware e visualizar a sua rede sem usar um computador. Baixe-o aqui.

Movimentos multitarefa para o iPad: O iOS 5 permite mudar de app em app no iPad usando apenas um “swipe” com quatro ou cinco dedos, sem usar o botão Home. Você também pode deslizar com quatro ou cinco dedos para abrir a barra de multitarefa, ou voltar à tela inicial juntando o polegar e um dedo, fazendo um movimento de pinça. Esta função estava em testes há um bom tempo e, confie em mim, quando você experimentar não vai mais saber viver sem ela.

Quando?

Baixe o iOS 5 agora mesmo no iTunes 10.5 para iPhone 3GS ou 4, iPad 1 ou 2 ou para iPod Touch das últimas duas gerações.

Esta é uma versão atualizada deste post que publicamos em junho.