Nós sabemos muito pouco sobre o iOS 6, a próxima versão do sistema operacional de iPhone e iPad que será revelado na World Wide Developers Conference da Apple na próxima semana. Então esta é uma lista das funcionalidades que sabemos e também das que queremos.

Novo mapas

De acordo com os rumores, a Apple supostamente irá adicionar uma nova geração do Mapas ao iOS 6, substituindo o Google Maps pelo seu próprio serviço. Aparentemente, a versão da Apple será totalmente 3D e linda. Mas isso não é o que eu realmente quero no Maps. O que eu quero é um cache off-line, para que eu possa usá-lo enquanto não estiver conectado à internet – uma função que o Google anunciou esta semana. Eu quero poder sincronizar os favoritos do meu mapa, e enviar rotas do meu desktop ou iPad para o meu iPhone. Ah, e instruções a cada curva. Transforme-o em um bom GPS.

Uma visualização mais bonita seria legal – especialmente se você se livrar do tiling maldito e deixar tudo baseado em vetores e mais rápido – mas outras funções seriam mais úteis. E mais importante, elas estão começando a ficar disponíveis em todo lugar.

Integração com o Facebook

Há um rumor de que o Facebook será integrado ao iOS 6, de maneira muito parecida com a integração do Twitter ao iOS 5. Se com isso for possível unificar nossas agendas de endereços e calendário de eventos, então é uma boa notícia. A mesma coisa com fotos: seria legal tirar fotos e fazer upload direto para os álbuns do Facebook como se faz agora com o Photo Stream do iCloud.

Mas eu duvido que ambas as empresas estejam interessadas em juntar-se tanto assim. O mais provável é que a integração do Facebook represente alguma opção de status, links e compartilhamento de imagem – à la Twitter – e o serviço de autenticação do Facebook para outros apps no sistema inteiro.

iMessages melhorado

Nas atuais circunstâncias eu já ficaria feliz se o iMessages funcionasse como deveria. Porque no momento ele está quebrado, com uma péssima sincronização entre dispositivos. Isso precisa ser resolvido, porque a sincronização entre dispositivos é o ponto mais importante.

As notificações do iMessages precisam ser consertadas também: eu não quero 189 notificações de mensagem pulando quando eu ligo meu iPad depois de conversar no meu iMac ou iPhone. Apenas me diga que você adicionou 189 novas mensagens, ao invés de me bombardear com a conversa que eu tive há três horas. Isso já basta, obrigado.

Mas eu quero mais do que uma funcionalidade básica. Eu quero que o iMessagens se conecte com o Google Chat, AIM, MSN e Facebook. E eu quero que isso aconteça sem interrupções. Apenas escolhendo um usuário na minha agenda e começando a conversar, independente da plataforma que ele estiver usando.

Mais sincronização

O iPhone e iPad precisam sincronizar mais com outros grandes serviços. Eu quero que o Safari que já vem no meu iDevice se sincronize com os favoritos do meu Chrome, da mesma maneira que o Calendário do iOS se sincroniza com o calendário do Google. Não tem motivo para complicar a vida dos usuários limitando opções de outras plataformas (a não ser para trancar as pessoas no mundo de Cupertino). Mas se a Apple ceder e for legal com outros provedores populares, seus dispositivos ficarão ainda mais atraentes.

Acesso rápido às configurações

Eu estou cansado de entrar nas Configurações para regular o brilho do meu iPhone, ligar o Wi-Fi ou mudar de 3G para Edge quando estou viajando para economizar energia. Estas são configurações que deveriam estar disponíveis com o toque de um botão. A Apple poderia adicioná-las de maneira fácil e conveniente, talvez em um painel de notificações redesenhado.

Notificações melhores

Notificações foram uma boa adição – embora atrasada – ao iOS. Mas elas ainda não estão tão boas quanto deveriam ser. Precisa ficar mais óbvio que é possível se livrar delas imediatamente, para que não interfiram com o que estou fazendo. Você pode fazer isto deslizando para a esquerda, mas poucos ainda sabem disso.

As notificações também deveriam ser agrupadas de alguma forma, à medida que elas comecem a se acumular.

Além disso, por favor, adicione uma opção para desligar notificações permanentemente quando eu estiver jogando. Ou deixe isso como uma das configurações de rápido acesso, para que eu possa ligá-las e desligá-las rapidamente sempre que quiser.

Modificação na Interface Geral

Eu sei que os fanboys da Apple acham que a interface atual do iOS é a melhor coisa do mundo. Ela é boazinha, mas na verdade é um Palm ou Newton MessagePad glorificado. Por exemplo, falta o acesso imediato à informação fornecida por um elemento da interface, como as live tiles do Windows Phone. A Apple poderia aprender com um modelo atual de design de interface: o Metro, da Microsoft.

Eu queria que a Apple pudesse fazer algo inovador com a interface do iOS, assim como a Microsoft fez com o Windows Phone. Mas isso não vai acontecer tão cedo. Eles não querem matar a sua galinha dos ovos de ouro. Mas eles talvez pudessem introduzir algumas inovações que iriam levar a interface de algo aceitável para algo muito útil:

1. Mostrar informações nos ícones: Eu quero que os ícones de app sejam mais do que símbolos estáticos com uma marcação numerada vermelha. Eles não têm que ser grandes e chamativos como os tiles, mas eu acho que eles certamente podem ser melhorados. Talvez eles possam ser animados por app para indicar mudanças de status ou informações pertinentes.Um app da ESPN que mostra constantemente a pontuação, por exemplo. Ou um app nativo de previsão do tempo que mostre a temperatura atual.

Ou pense na velha ideia da Apple desde os tempos do Copland (o sistema operacional que foi sem nunca ter sido): mostrar o status de uma pasta mudando o ícone em si. Exemplo: uma pasta que não foi usada por muito tempo iria parecer empoeirada ou velha. Ou uma pasta que parecesse abarrotada de coisas, sempre que o número de itens dentro passasse de certo limite. Pense a mesma coisa aplicada a ícones de aplicativos. Tem muito que melhorar usando este simples artifício de interface.

2. Organização de pastas: Por falar em pastas, há muito a se melhorar na atual estrutura de pastas. Uma caixa com ícones pequenos que ninguém vê não é uma maneira muito eficiente de armazenar apps. É tão ruim quanto ter 24 springboards. Eu quero que o iOS tenha um organizador automático de apps. Um que permita que você tenha qualquer app que queira usar logo no springboard principal, e então ter todos os apps organizados em um único e intuitivo ícone de pasta: viagem, referência, música, gráficos, jogos arcade, jogos de aventura, o que for.

3. Abandone o skeuomorfismo: Nós não precisamos de MacBooks e iPads cobertos com couro e certamente não precisamos que os apps sejam cobertos com firulas de couro desnecessárias. Ou qualquer coisa que imite outra e não adicione função nenhuma. Isso é fácil de resolver: peça conselhos para o Jony Ive. Ele trabalha aí mesmo. Apenas siga os mesmos princípios que ele segue. O iOS 6 precisa ser tão elegante quanto o hardware onde ele fica. Um deveria ser a extensão do outro, a coisa toda deveria ser um projeto único e coerente no qual hardware e software seguem os mesmos princípios. O Windows Phone 7 é um excelente exemplo de livrar-se de artifícios inúteis e desordem, para fornecer apenas informações.

Desde os ícones na tela até os apps em si, tudo deveria ser voltado para informações do usuário apresentadas da maneira mais clara e elegante possível.

Versão final da Siri

Não que eu me importe muito com a versão beta da Siri. Ainda acho que é uma função que neste momento tem pouco valor. Mas é meio lógico imaginar que a Siri vai ser arrumada e será mais útil no iOS 6. Os rumores indicam que haverá uma versão 2.0. Eu ficaria feliz com uma versão que funcionasse bem, o tempo todo, e que não fosse estranho de usar. Apesar disso, eu acho que a última parte não vai acontecer até que nós tenhamos uma inteligência artificial a la Star Trek.

Deixe que a gente se livre das suas tranqueiras, Apple

Eu não quero o app de ações. Eu não me importo com o app do YouTube. E eu certamente não quero a Banca, que eu não posso nem mesmo enfiar em uma pasta a menos que use um truque. Eu quero poder remover seus apps padrão. Pergunte-me se eu tenho certeza disso – duas vezes, se quiser garantir – mas deixe que eu faça isso. Obrigado.

O que você gostaria?

O que você gostaria que mudasse? Qual seu principal desejo para o iOS 6? Compartilhe com a gente nos comentários.