A Apple confirmou a chegada do iPhone 5 ao Brasil no dia 14 de dezembro, e pelo jeito não é só o smartphone que será lançado por aqui neste mês: o iPad 4 também deve estar nas lojas antes do natal. Mas ainda não temos nenhuma informação sobre o lançamento do iPad mini por aqui.

O G1 diz que ao menos dois representantes do varejo confirmam a chegada da quarta geração do tablet por aqui ainda neste mês de dezembro. Uma delas é a Saraiva, que disse que terá o iPad 4 antes do Natal. A outra loja não foi identificada e disse a mesma coisa. Já em relação ao iPad mini, as lojas ainda não sabem nada sobre o seu lançamento. Os dois tablets já foram homologados pela Anatel.

Além da confirmação da data, ainda falta sabermos o preço do iPad 4. Acreditamos que ele não deve ser muito diferente do iPad 3, que é vendido por R$ 1.550 no modelo 16GB e Wi-fi e custa até R$ 2.300 na versão 64GB, Wi-Fi e 3G. Mas, como a Foxconn já foi autorizada a montar os tablets por aqui com benefícios fiscais, pode ser que ele fique pouco mais barato com o tempo – os primeiros modelos vendidos serão importados e, aos poucos, devem ser trocados pelas versões nacionais.

Já o  iPad mini, que foi homologado pela Anatel e pode ser produzido pela Foxconn por aqui, continua um mistério. Tudo indica que o seu lançamento no Brasil vai ficar para 2013 mesmo.

O iPad 4 foi anunciado junto com o iPad mini e melhorou algumas coisas em relação ao iPad 3. As principais mudanças são o processador – o A5X foi substituído pelo A6X – e o conector Lightning, igual ao do iPhone 5. [G1]