A Apple está prestes a ganhar uma bela de uma assistência da Adobe. Pelo menos quando se trata de legitimar o iPad Pro como uma ferramenta de produtividade. Nesta segunda-feira (15), na conferência MAX que aconteceu em Los Angeles, a Adobe confirmou que o Photoshop CC – uma versão completa e sem limitações do aplicativo de edição de imagens – estará disponível para o iPad no começo do ano que vem.

• A Nvidia ensinou uma inteligência artificial a apagar perfeitamente marcas d’água de fotos
• Adobe está desenvolvendo ferramenta para detectar imagens que foram Photoshopadas

Versões dos aplicativos da Adobe, incluindo o Photoshop, já estão disponíveis em várias plataformas há algum tempo. É possível usá-las no Windows, macOS, iOS e Android. Mas em dispositivos móveis, os principais aplicativos da companhia vêm com funcionalidades reduzidas, o que diminui bastante as opções de trabalho em relação às alternativas do desktop.

A Adobe promete que o Photoshop CC no iPad terá as mesmas funções de edição da versão para desktop, e que o app utiliza alguns códigos e algoritmos para garantir que as edições sejam idênticas em qualquer versão do software que você usar. A única coisa que os mais detalhistas podem perceber são pequenas mudanças na interface do Photoshop, para funcionar bem com o sistema operacional touch. Além disso, não haverão atalhos de teclado.

Pudemos usar por pouco tempo uma versão de demonstração do Photoshop CC no iPad há algumas semanas, e embora a Adobe não tenha dado todos os detalhes de mudanças no fluxo de trabalho, todas as ferramentas e elementos de interface da versão tradicional do software estavam lá.

A Adobe também planeja tirar vantagem as capacidades multi-touch do iPad para contornar as limitações de não se ter um teclado disponível. Botões adicionais na tela permitirão que os usuários troquem rapidamente entre ferramentas ou modifiquem temporariamente seus funcionamentos. E assim como aconteceu com versão anteriores de versões móveis do Photoshop, a Adobe está se valendo do serviço online Creative Cloud para deixar de lado as capacidades limitadas de gerenciamento de arquivos do iOS. Em outras palavras, todos os seus arquivos-fonte e seus PSDs serão compartilhados entre os dispositivos online, então será necessária uma conexão de internet robusta.

Colocar a versão completa do Photoshop CC em um dispositivo sensível ao toque não é algo completamente novo para a Adobe. O Photoshop tem sido utilizado em tablets LCD compatíveis com canetas stylus, como o Wacom Cintiq, há anos, e muitos artistas poderão te dizer que editar imagens é muito mais fácil utilizando uma caneta do que um mouse ou um trackpad. Mas só recentemente que dispositivos como o iPad ganharam o poder de processamento necessário para dar viabilidade a uma plataforma de edição de imagens como o Photoshop. Pode não parecer, mas esses softwares consomem muito processamento.

A Adobe não especificou a data para a liberação da versão completa do Photoshop CC. O que sabemos é que o software será lançado primeiro no iPad e no futuro deverá desembarcar no Android. O produto também estará disponível apenas nos iPads maiores, para não comprometer a experiência de edição de imagem. Anos atrás eu larguei meu iPad pelo iPad Mini, mas agora estou pensando seriamente em voltar.

Todas as imagens: Adobe