iPhone 18 Pro: Apple prepara nova lente de abertura variável
Mesmo sendo uma das referências em fotografia no mercado mobile, a Apple não costuma ter uma grande frequência nas melhorias de suas lentes e câmeras dos iPhones. Na verdade, a empresa, em muitos casos, parece ir na contramão do segmento de dispositivos móveis, investindo muito mais em software e tecnologias de pós-processamento do que na tecnologia de câmeras de seus celulares.
Como será a lente do iPhone
Novas informações indicam que em 2026, o iPhone 18 representará um upgrade significativo no aspecto fotografia. Segundo o analista Ming-Chi Kuo, a empresa está se preparando para apresentar uma lente wide de abertura variável. O recurso, no entanto, será limitado aos modelos mais caros, Pro e Pro Max.
Na prática, a tecnologia permite que os usuários controlem a quantidade de luz que entra nos sensores, o que pode contribuir para gerar resultados mais profissionais. Este tipo de lente é especialmente útil em ambientes com pouca iluminação e oferece fotografias com maior riqueza de detalhes se comparadas às capturadas por câmeras comuns.
A solução tecnológica não é nova e já vem sendo explorada por fabricantes de aparelhos “premium” há alguns anos, mas nunca apareceu nos iPhones. A Samsung, por exemplo, utilizou lentes de abertura variável no Galaxy S9 e Galaxy S10, lançados em 2018 e 2019, respectivamente.
Além disso, a empresa pode oferecer recursos de software para ajuste automático da abertura. Garantindo assim, que os usuários capturem imagens de alta qualidade mesmo sem ter experiência fotografando profissionalmente. O novo rumor, no entanto, precisa ser tratado com bastante cautela.
Meta apresenta novidades de IA no Brasil, criadores do futuro e mais; confira
Sem spoiler: IA do Prime Video vai resumir as séries para você
Outros rumores
A informação de Kuo, vai na contramão de um relatório anterior do The Information. Ele cravou que uma das variantes do iPhone 17, previsto para chegar no ano que vem, contaria com um mecanismo para controle da quantidade de luz que entra nos sensores de uma das câmeras.
Ambas informações corroboram que a Apple tem atualizações de câmera no horizonte, mas diverge sobre quando ela chegará aos dispositivos da Apple. É inegável que a novidade pode ser bastante interessante para a linha, que vem decepcionando seus entusiastas nos últimos anos por conta da falta de updates significativos em hardware.