Atualmente, o chip NFC (near field communication) dos iPhones só funciona em um número limitado de soluções, como o Apple Pay. No entanto, isso parece estar prestes a mudar, com uma atualização que pode fazer o smartphone abrir portas de hotel, carros ou mesmo liberar catracas no transporte público.
• Hackers projetaram uma ‘chave mestra’ capaz de destrancar milhões de portas de hotel
• Um “segredo” na Siri sugere que a assistente deve melhorar bastante após conferência da Apple
• Parece que a Apple está preparando o lançamento de iPhones mais baratos
Segundo o The Information, a Apple está considerando expandir as capacidades de NFC, presentes nos iPhones 6 ou modelos superiores, de modo que ele possa interagir com fechaduras inteligentes, sistemas de segurança de prédios, veículos e aumentar a disponibilidade de sistemas de pagamento de transporte coletivo.
Por ora, apenas algumas cidades possibilitam pagamento de transporte público diretamente via Apple Pay. Segundo o site da Apple, cidades de Japão, Rússia, China, Estados Unidos e Reino Unido contam com locais em que é possível já pagar diretamente com o iPhone.
Atualmente, boa parte dos sistemas de fechadura inteligente funciona com Bluetooth. A vantagem do NFC é que ele é mais seguro, por manter dados sensíveis em um chip local isolado do sistema operacional.
A liberação do uso do chip do NFC para desenvolvedores pode ajudar a Apple a alcançar a Samsung e outros fabricantes de aparelhos Android, que já permitem realizar acesso utilizando a tecnologia de aproximação de campo para abrir portas ou sistemas de segurança. Por ora, o único local em que é possível abrir portas usando o iPhone é no novo campus da empresa em Cupertino, na Califórnia (EUA).
Esse movimento de liberar APIs para uso de NFC também é uma oportunidade para “pressionar o mercado”. Com a entrada da Apple na jogada, é possível que fabricantes de dispositivos de internet das coisas passem a oferecer suporte a autenticação via NFC por meio de gadgets conectados.
Na próxima segunda-feira (4), a Apple iniciará a sua conferência anual para desenvolvedores, a WWDC, e deveremos ter mais detalhes sobre isso e os recursos do próximo iOS.
[The Next Web e The Information]
Imagem do topo: Transport for London