Atualmente, o chip NFC (near field communication) dos iPhones só funciona em um número limitado de soluções, como o Apple Pay. No entanto, isso parece estar prestes a mudar, com uma atualização que pode fazer o smartphone abrir portas de hotel, carros ou mesmo liberar catracas no transporte público.

Hackers projetaram uma ‘chave mestra’ capaz de destrancar milhões de portas de hotel
Um “segredo” na Siri sugere que a assistente deve melhorar bastante após conferência da Apple
Parece que a Apple está preparando o lançamento de iPhones mais baratos

Segundo o The Information, a Apple está considerando expandir as capacidades de NFC, presentes nos iPhones 6 ou modelos superiores, de modo que ele possa interagir com fechaduras inteligentes, sistemas de segurança de prédios, veículos e aumentar a disponibilidade de sistemas de pagamento de transporte coletivo.

Por ora, apenas algumas cidades possibilitam pagamento de transporte público diretamente via Apple Pay. Segundo o site da Apple, cidades de Japão, Rússia, China, Estados Unidos e Reino Unido contam com locais em que é possível já pagar diretamente com o iPhone.

Atualmente, boa parte dos sistemas de fechadura inteligente funciona com Bluetooth. A vantagem do NFC é que ele é mais seguro, por manter dados sensíveis em um chip local isolado do sistema operacional.

A liberação do uso do chip do NFC para desenvolvedores pode ajudar a Apple a alcançar a Samsung e outros fabricantes de aparelhos Android, que já permitem realizar acesso utilizando a tecnologia de aproximação de campo para abrir portas ou sistemas de segurança. Por ora, o único local em que é possível abrir portas usando o iPhone é no novo campus da empresa em Cupertino, na Califórnia (EUA).

Esse movimento de liberar APIs para uso de NFC também é uma oportunidade para “pressionar o mercado”. Com a entrada da Apple na jogada, é possível que fabricantes de dispositivos de internet das coisas passem a oferecer suporte a autenticação via NFC por meio de gadgets conectados.

Na próxima segunda-feira (4), a Apple iniciará a sua conferência anual para desenvolvedores, a WWDC, e deveremos ter mais detalhes sobre isso e os recursos do próximo iOS.

[The Next Web e The Information]

Imagem do topo: Transport for London