No evento de lançamento do iPhone Xs e Xs Max, Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, deu a letra: os aparelhos seriam capazes de aguentar até um mergulho na cerveja (graças ao certificado IP68 de resistência à água) e prometeu que o vidro do aparelho seria o “mais resistente já colocado em um smartphone”.

• iPhone Xs vs. iPhone X: as diferenças de bateria e RAM entre as gerações
• As entranhas do iPhone Xs revelam uma bateria esquisitona e um sensor de câmera maior

A empresa de seguros SquareTrade decidiu por as palavras do executivo à prova e fez um teste de durabilidade com os aparelhos. E, de fato, você não precisa se preocupar se o seu iPhone cair num copo de cerveja, mas é melhor tentar deixar ele longe do chão.

Em um vídeo, a companhia demostra os testes realizados:

Uma única queda, a 1,8 metro de altura, foi o suficiente para estilhaçar o vidro traseiro do iPhone Xs e do Xs Max.

Quando o celular caiu com a tela virada para o chão, o vidro também quebrou. A diferença é que o Xs apresentou mal funcionamento da tela, enquanto o Xs Max resistiu, apesar dos estilhaços.

O teste de “tombos” durante 60 segundos e de pressão (de mais de 100 quilos) também causaram danos aos aparelhos.

A SquareTrade ainda colocou os aparelhos em um tanque de um metro e meio, cheio de cerveja, por 30 minutos. Ambos os modelos resistiram e saíram dali funcionando perfeitamente.

Os testes da empresa são bem extremos e, convenhamos que é difícil seu celular cair de 1,8 metro de altura – mas mostram que o estrago pode ser bem feio. A companhia deu uma pontuação para os aparelhos. Quanto maior o número, maiores as chances do seu celular quebrar na primeira queda.

O iPhone Xs ficou com 86 pontos, considerado como um aparelho com “alto risco” de quebrar. Já o iPhone Xs Max fez 70 pontos, classificado com “médio risco”. A SquareTrade lembra ainda que os custos de reparo dos smartphones são salgados – trocar o vidro traseiro nos EUA custa entre US$ 549 e US$ 599, dependendo do modelo. É quase o preço de um celular novo, se considerarmos as opções mais baratas da Apple.

A pontuação, pelo menos, é melhor do que a que o iPhone X obteve (90 pontos). O Samsung Galaxy S9 (71 pontos) e S9+ (76 pontos) também não se destacam tanto.

[MacRumors]

Imagem do topo: Alex Cranz/Gizmodo