James Cameron revela conteúdo da sequência de “Avatar” que foi para o lixo

Segundo James Cameron, a versão anterior de Avatar, "High Ground", não tinha o "componente espiritual" necessário para virar filme. Saiba detalhes revelados pelo próprio diretor
James Cameron revela conteúdo da sequência de "Avatar" que foi para o lixo
Imagem: Avatar/Divulgação

Imagine escrever 130 páginas para o roteiro de uma das franquias de maior sucesso da história e, depois, simplesmente jogá-lo no lixo. O cineasta James Cameron fez exatamente isso com uma sequência de Avatar antes de chegar no atual “Avatar: O Caminho da Água”

Apesar de ter passado um ano inteiro dedicado à obra, chegou um momento em que o roteiro deixou de fazer sentido e foi completamente descartado. Simples assim. 

Em entrevista à revista britânica Total Film, Cameron contou que o segundo capítulo do mundo mágico se chamaria “Avatar: The Higher Ground”. Ele não saiu do papel porque faltavam “elementos críticos sobre sequências”. “Não foi o suficiente para o inesperado”, afirmou. 

Segundo Cameron, o capítulo jogado fora marcou pontos em outros aspectos, mas não nesse. “Eu estava trabalhando com uma equipe de escritores”, contou. “Tínhamos muitas ideias. Continuamos tentando colocá-las em uma caixa que nunca se encaixava”. 

Em uma certa altura, o diretor decidiu terminar o roteiro e ver se dali poderia sair um filme. “Eu fiz. Saiu, eu acho, com 130 páginas. Era uma ótima história, uma leitura infernal”, lembra. Mas não foi o suficiente.

“[O rascunho] não jogou pelas regras de Avatar, que é nos conectar ao mundo dos sonhos, aquele que tem um componente espiritual que não podemos quantificar em palavras”, lembra o diretor. 

Na lixeira – mas nem tanto 

Apesar de não cumprir as expectativas, a versão “Avatar: The High Ground” não foi totalmente esquecida. Os produtores devem lançar uma graphic novel que conta a história dos Na’vi entre o primeiro filme e O Caminho da Água. 

“Você poderá ver a batalha provisória que ocorreu entre o filme um e o filme dois”, adiantou o cineasta. “Há algumas coisas ótimas nele”.

“Você tem os Na’vi lutando com arcos e flechas em gravidade zero. Eu quero ver esse filme. Mas ele simplesmente não alcançou o suficiente a história geral e os objetivos temáticos que tínhamos em mente”, pontuou Cameron. 

Dirigido por James Cameron, “Avatar: O Caminho da Água”, um longa com duração prevista de 3 horas e 10 minutos, estreia nos cinemas em 15 de dezembro.

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas