James Webb comemora 2 anos em operação com foto de “pinguim espacial”
Na última sexta-feira (12), o telescópio James Webb completou dois anos em operação e a NASA divulgou uma foto de “pinguim espacial” para comemorar a data.
O pinguim na imagem é, na verdade, um par de galáxias atreladas, a Arp 142, conhecida pelo apelido “Pinguim e Ovo”. A “Pinguim” da foto do James Webb é uma galáxia espiral, enquanto a “Ovo” é uma galáxia elíptica. Veja, abaixo:
De acordo com a NASA, a dança das galáxias ocorrem pelas áreas de poeira e gás da “Pinguim”. Isso causa o entrelaçamento e a formação de estrelas. “Essas áreas estão são o que parecem ser um peixe no bico do pinguim e as penas no seu rabo”, diz a NASA.
Com dois anos de operação, o James Webb, além de capturar a foto da galáxia de “Pinguim”, alcançou vários objetivos de exploração do espaço sideral, superando telescópios anteriores.
2 anos de James Webb
As fotos capturadas pelo James Webb mostram cenas peculiares do universo e demonstram a capacidade de alta resolução do telescópio, que custou US$ 10 bilhões. No entanto, a principal razão para a existência do James Webb é a capacidade de observar áreas que permitem que os cientistas analisem emissões de luzes por galáxias no período de formação do universo.
Graças a essa capacidade, o James Webb conseguiu capturar luzes infravermelhas, como na imagem da Arp 142, que mostra o “pinguim”. Segundo a NASA, a interação das galáxias Arp 142 começou entre 25 e 75 milhões de anos atrás, quando o “Pinguim” e o “Ovo” completaram sua primeira passagem.
As galáxias completaram vários “loops” adicionais até a fusão em uma única galáxia, há mais de 100 milhões de anos.
Segundo astrônomos, o James Webb vai operar por, no mínimo, 20 anos, fornecendo uma forma única de estudar os mistérios do universo. De acordo com a NASA, em apenas dois anos de operação, o James Webb conseguiu transformar “nossa visão do universo”.