Diga adeus à cortina da sua casa. Cientistas desenvolveram uma janela que muda de claro para opaco em questão de segundos. Com ela, você só precisa apertar um botão para que ninguém consiga ver o outro lado do vidro.

Com uso de nanocristais e nanoestruturas metálicas, a janela foi desenvolvida pelo professor David Clarke e pelo pós-doutorando Samuel Shian, da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas John A. Paulson, em Harvard, nos EUA. O estudo foi publicado na Optics Letters.



DavidWIndowLego

Gif via David Clarke/Harvard SEAS

Esse tipo de estrutura já existe há algum tempo, mas o processo é caro demais e difícil de ser produzido. Os cientistas dizem que a solução deles é bem mais barata, usando uma folha de vidro que fica no meio de duas outras folhas de um elastômero revestido com nanofios de prata, , em vez da técnica convencional que envolve o depósito de camadas moleculares de material no vidro.

Uma simples voltagem aplicada à janela faz os nanofios em cada lado do vidro se moverem em direção ao outro lado, o que acaba deformando o elastômero, fazendo o vidro limpo e claro se tornar opaco, sem que ninguém consiga ver através dele.

As janelas ajustáveis ainda precisam de um pouco de desenvolvimento: os pesquisadores agora estão incorporando elastômeros mais finos, o que exigiria menos voltagem para funcionar. Os pesquisadores já entraram com um pedido de patente para a tecnologia e já buscam parceiros comerciais interessados, então é capaz que essas janelas comecem a aparecer por aí nos próximos anos.

[Optics Letters via Harvard, CNET]

Foto de topo via stanze/Flickr