Japão é obrigado a abortar módulo lunar momentos antes do lançamento

Após Índia, Japão pretende pousar seu próprio modulo lunar na cratera Shioli. JAXA ainda não divulgou uma nova data para a decolagem
Japão é obrigado a abortar módulo lunar momentos antes do lançamento
Imagem: JAXA/Divulgação

Nesta segunda-feira (28), o lançamento do módulo lunar do Japão, da missão “Moon Sniper”, foi abortado pela terceira vez devido às condições climáticas locais.

whatsapp invite banner

O foguete H2-A, programado para decolar da ilha Tanegashima, no sul do Japão, também estava transportando um satélite de pesquisa desenvolvido em parceria com a NASA e a ESA (Agência Espacial Europeia). Por enquanto, a JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) não forneceu uma data para uma nova tentativa de decolagem.

Embora o foguete H2-A, o principal veículo de lançamento espacial japonês, tenha uma taxa de sucesso de lançamento de 98%, fortes ventos fizeram a operadora MHI (Mitsubishi Heavy Industries) interromper a contagem regressiva.

“Ventos de alta altitude levaram à nossa restrição para um lançamento… que foi definido para garantir que não houvesse impacto de detritos caindo fora das áreas observadas”, disse o chefe da unidade de lançamento do H2-A, Tatsuru Tokunaga.

Por outro lado, Michio Kawakami, o chefe de segurança da JAXA, reportou ventos fortes de quase 108 km/h a uma altitude de 5.000 a 15.000 metros. Além disso, tufões nas proximidades podem ser os responsáveis por essas condições, acrescentou Kawakami.

Desse modo, a próxima tentativa de lançamento do módulo lunar do Japão não acontecerá antes da quinta-feira (31). A JAXA e MHI indicam uma tentativa possível até 15 de setembro.

Após Índia, Japão também quer tocar na Lua

O foguete planeja transportar o módulo SLIM da JAXA, refletindo a esperança do Japão de realizar seu primeiro pouso lunar bem-sucedido. Uma tentativa anterior da startup iSpace de Tóquio resultou em um acidente em abril. 

Com a Índia comemorando o sucesso da missão lunar Chandrayaan-3, as expectativas para a “Moon Sniper” são altas. Os japoneses visam um pouso preciso na Lua em um raio de 100 metros, na cratera Shioli.

Desde 2001, o foguete H-IIA decolou com sucesso em 45 vezes das suas 46 tentativas. Mas, após problemas com o foguete H3, o 47º lançamento do H2-A sofreu um adiamento.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas