Nesta segunda-feira (28), o lançamento do módulo lunar do Japão, da missão “Moon Sniper”, foi abortado pela terceira vez devido às condições climáticas locais.
O foguete H2-A, programado para decolar da ilha Tanegashima, no sul do Japão, também estava transportando um satélite de pesquisa desenvolvido em parceria com a NASA e a ESA (Agência Espacial Europeia). Por enquanto, a JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) não forneceu uma data para uma nova tentativa de decolagem.
Embora o foguete H2-A, o principal veículo de lançamento espacial japonês, tenha uma taxa de sucesso de lançamento de 98%, fortes ventos fizeram a operadora MHI (Mitsubishi Heavy Industries) interromper a contagem regressiva.
“Ventos de alta altitude levaram à nossa restrição para um lançamento… que foi definido para garantir que não houvesse impacto de detritos caindo fora das áreas observadas”, disse o chefe da unidade de lançamento do H2-A, Tatsuru Tokunaga.
Terminal countdown work was underway for the launch of H-ⅡA Launch Vehicle No.47.However,Today's launch is canceled because it was confirmed that the upper wind dose not satisfy the constraints at launch. #H2AF47
— MHI Launch Services (@MHI_LS) August 28, 2023
Por outro lado, Michio Kawakami, o chefe de segurança da JAXA, reportou ventos fortes de quase 108 km/h a uma altitude de 5.000 a 15.000 metros. Além disso, tufões nas proximidades podem ser os responsáveis por essas condições, acrescentou Kawakami.
Desse modo, a próxima tentativa de lançamento do módulo lunar do Japão não acontecerá antes da quinta-feira (31). A JAXA e MHI indicam uma tentativa possível até 15 de setembro.
Após Índia, Japão também quer tocar na Lua
O foguete planeja transportar o módulo SLIM da JAXA, refletindo a esperança do Japão de realizar seu primeiro pouso lunar bem-sucedido. Uma tentativa anterior da startup iSpace de Tóquio resultou em um acidente em abril.
Com a Índia comemorando o sucesso da missão lunar Chandrayaan-3, as expectativas para a “Moon Sniper” são altas. Os japoneses visam um pouso preciso na Lua em um raio de 100 metros, na cratera Shioli.
Desde 2001, o foguete H-IIA decolou com sucesso em 45 vezes das suas 46 tentativas. Mas, após problemas com o foguete H3, o 47º lançamento do H2-A sofreu um adiamento.