O esperto truque Face Unlock do Android 4.x permite usar a câmera frontal para reconhecer você e destravar o aparelho sem digitar senha. Só que ele também destrava o aparelho se vir uma foto sua. Então ele foi atualizado no Jelly Bean: agora você pode piscar os olhos para confirmar que é você mesmo, não uma foto.

Isto foi criado para acabar com o papo de que o Face Unlock não é seguro. À época do lançamento do Ice Cream Sandwich, junto ao Galaxy Nexus, descobriu-se que o Face Unlock podia ser enganado por uma foto do dono registrado, então ele não poderia substituir completamente uma senha.

No Android 4.1, deve ser mais difícil enganar o Face Unlock, já que agora há a opção – que você ativa nas configurações – de piscar para destravar. E ela parece funcionar muito bem, como mostra o vídeo acima do Phandroid. Bem, talvez dê para furar a segurança usando uma foto do dono em tamanho original, e cortando orifícios nos olhos para piscar e enganar o Face Unlock. Mas aí seria trabalho demais só para ler as mensagens inócuas de alguém. [XDA via TechCrunch via Gizmodo UK]

Imagem por Android Central