Jogo com fins terapêuticos enriquece o criador -antes mesmo de ser lançado
A Akili Interactive, uma empresa de Boston, nos EUA, ganhou fama há um ano e meio ao conseguir licenciar um de seus jogos para fins terapêuticos. O movimento foi um avanço e tanto para que videogames ganhem aplicações médicas — um mercado que se mostra cada vez mais promissor.
Agora, a empresa anunciou que vai abrir o capital — ou seja, vender ações na bolsa — após chegar a um acordo de fusão com a Social Capital Suvretta Holdings Corp (SCS). Como a própria Akili Interactive explica, a empresa está avaliada em cerca de US$ 1 bilhão após o investimento. Seu objetivo é que a operação seja concluída ainda este ano. Terminada a fusão, a companhia passará a ser listada na bolsa Nasdaq — índice de empresas de tecnologia da bolsa americana.
O principal produto da empresa é o jogo EndeavorRX. Em 2020, a FDA (equivalente à Anvisa dos Estados Unidos) reconheceu o game como um tratamento para o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
Um estudo que testou 348 crianças com idades entre 8 e 12 anos por um mês descobriu que aqueles que usaram o jogo Akili tiveram melhorias significativas na atenção e no autocontrole. Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2022, o EndeavorRX é o primeiro e único tratamento de videogame de prescrição com aprovação da FDA.
O vídeo abaixo detalha melhor a ideia.
Agora, a empresa já visa segmentos mais amplos, como crianças de três a sete anos, adolescentes e adultos. Além disso, mira em parcerias para estender o tratamento no Japão, bem como em criar jogos para tratar outros problemas, para além de TDAH.
“Deficiências cognitivas, incluindo falta de concentração, perda de memória, dificuldade em aprender novas habilidades e tomar decisões, estão entre as maiores necessidades médicas não atendidas, e são cada vez mais reconhecidas como associadas a dezenas de doenças crônicas e agudas”, diz a empresa.
A lista inclui de doenças que, na concepção da empresa, podem ser tratadas com a ajuda de games envolve transtornos como depressão, esclerose múltipla e transtorno do espectro autista, além de disfunção cognitiva pós-operatória e sequelas cerebrais da Covid-19.
A Akili Interactive diz que seus jogos conseguem, usando estímulos seletivos, ativar os sistemas neurais envolvidos no controle da atenção. Segundo a empresa, seus jogos móveis interativos podem ser personalizados para atender as necessidades cada indivíduo.