Google Pay já mostra termos de uso do Nubank mas ainda não libera pagamentos pelo celular

Termos de uso do Nubank aparecem no Google Pay, mas não é possível concluir o cadastro. Empresa diz que não há previsão de lançamento.
Fachada da entrada do prédio do Nubank em São Paulo. Crédito: Nubank
Imagem: Nubank

No fim do ano passado, o Nubank gerou o maior burburinho quando colocou o Apple Pay no meio de uma brincadeira do Twitter. E parece que a carteira digital da maçã não é a única que deve receber novidades do roxinho: um novo formulário de cadastro já aparece no Google Pay.

A novidade parece ser um teste e foi encontrada primeiro pelo jornalista Cadu Silva e pelo Twitter @PayNewsBR e repercutida pelo Tecnoblog. É possível começar o cadastro de um cartão do Nubank no Google Pay e os termos de uso do emissor são exibidos, mas a operação não pode ser concluída.

Como alguns comentaristas do site notaram, isso também aconteceu com outros bancos antes de eles serem incluídos na plataforma, o que reforça a impressão de que vem alguma coisa por aí. Oficialmente, porém, o Nubank nega: em comunicado ao Tecnoblog, o banco diz que “a integração realizada recentemente permite que pagamentos pelo Google Pay sejam oferecidos no futuro, mas não significa que haja qualquer previsão de lançamento no momento”.

Não é a primeira vez que o Nubank deixa clientes animados com a possibilidade de integração com as carteiras digitais que permitem pagamentos com o celular. Em dezembro, a conta do banco no Twitter postou um caça-palavras com desejos para 2021 e, entre os termos escondidos, estava “Apple Pay”. Assim como fez no caso mais recente, a empresa desconversou. Nos dois episódios, ela disse que está focada em resolver problemas mais urgentes.

Os pagamentos digitais são uma demanda de anos dos clientes do Nubank e também uma contradição aparente da empresa, que sempre se gaba de ser digital e descomplicada mas não embarca nessa novidade. A explicação pode ser mesmo financeira: o sistema usado por Google Pay, Apple Pay e similares, a chamada tokenização, envolve custos para ser implementada. Enquanto isso, bancos mais tradicionais, como Banco do Brasil, Itaú e Bradesco, já oferecem integração com esse método de pagamento — você pode ver as listas completas de cartões aceitos nos sites do Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay.

[Tecnoblog]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas