por Daniel Junqueira

Muitos dos jogos da E3 2016 não são para agora, e sim para um futuro meio distante – 2017 para frente. Mas outra parte considerável dos títulos já tem data de lançamento marcada, e eles poderão ser jogados ainda em 2016. Listamos 15 jogos para todas as plataformas que você vai poder jogar ainda neste ano. E, de fato, 2016 promete ser um ano maravilhoso para a história dos jogos eletrônicos.

>>> God of War, PlayStation VR, Homem-Aranha e os jogos da Sony na E3 2016
>>> Gears of War 4, Forza Horizon 3, Halo Wars 2 e os jogos da Microsoft para o Xbox One na E3 2016

Colocamos na lista apenas jogos com data de lançamento confirmada. Vale ressaltar que os títulos abaixo ainda podem sofrer atrasos, e alguns podem ficar até para o ano que vem. Mas confiamos na palavra dos seus desenvolvedores, que prometeram eles para o segundo semestre de 2016.

divisoriagizmodo

ReCore

Quando? Dia 13 de outubro, para Xbox One e Windows 10

ReCore não só é um jogo produzido por Keiji Inafune (criador de Mega Man), como também tem em sua equipe desenvolvimento uma galera que trabalhou em Metroid Prime. Considerando quem está por trás dele, é um jogo extremamente promissor.

Nele, robôs e humanos convivem em um mundo pós-apocalíptico e você controla Joule, uma jovem que usa alguns robôs para salvar a humanidade. O jogo mistura bastante ação com elementos de plataforma, e não é só sair batendo em quem aparece pela frente e pronto: os inimigos têm habilidades e fraquezas diferentes, e você precisa saber o que usar exatamente para conseguir avançar.

divisoriagizmodo

Final Fantasy XV

Quando? Dia 30 de setembro para PlayStation 4 e Xbox One

Faz 10 anos que Final Fantasy XV foi anunciado. Na época, ele faria parte do universo de Final Fantasy XIII e se chamaria Final Fantasy Versus XIII. Depois de anos escondido, o jogo retornou há algum tempo como a 15ª aventura da lendária saga de RPGs da Square-Enix, e agora ele finalmente vai ser lançado.

Em FFXV, as batalhas por turno foram abandonadas e deram espaço para bastante ação. O jogo é de mundo aberto, e você controla um grupo de personagens (que, sendo bem sincero, parece uma boy band japonesa) que viaja de carro por aí. Tudo muito bonito, com uma produção de ponta. O mundo é enorme, extremamente detalhado e o mesmo vale para as cidades gigantescas e belíssimas, como Altissia, do trailer abaixo.

divisoriagizmodo

Paper Mario: Color Splash

Quando? Dia 7 de outubro para Wii U

The Legend of Zelda: Breath of the Wild só sai em 2017, então não sobrou muita coisa para os donos do Wii U neste ano. Talvez o principal título seja Paper Mario: Color Splash, novo título da série que coloca o universo de Super Mario em um mundo de papel.

Desta vez, alguém quer roubar as cores do mundo, e o encanador bigodudo mais simpático do universo é quem precisa impedir. O jogo mistura aventura com elementos de RPG – embora esses últimos estejam mais escassos do que em outros jogos da série. Solucione puzzles pelo mundo e encare inimigos em batalhas por turnos com o auxílio de cards coletados pelos cenários. É um jogo extremamente colorido – afinal, é da Nintendo – e bem bonito, parecendo um livro infantil.

divisoriagizmodo

Mafia III

Quando? Dia 7 de outubro, para PS4, Xbox One e PC

Mafia III se afasta um pouco da máfia italiana e coloca o jogador no controle de Lincoln Clay, um veterano de guerra negro que vive em uma cidade baseada em Nova Orleans nos anos 60. E por que isso é importante? Porque o racismo é um dos elementos do jogo – estamos falando de uma época em que negros eram discriminados abertamente nos EUA.

Em Mafia III, além de toda a violência até desnecessária em alguns momentos que a série é conhecida, o jogador vai sofrer racismo. Sim, Clay será xingado por pessoas na rua por causa da sua cor, e a polícia vai implicar com ele por achar que ele está em lugares em que negros não deveriam estar. Em meio a tudo isso, ele tenta subir na vida do crime para criar a sua própria organização criminosa.

divisoriagizmodo

Gears of War 4

Quando? 11 de outubro para Xbox One e Windows 10

Gears of War 4 troca Marcus Fenix, o protagonista dos jogos anteriores, pelo seu filho JD Fenix, e se passa 25 anos após os acontecimento de GoW 3. Ainda é essencialmente um shooter com muitos alienígenas e tripas voando por todos os lados, então os fãs da série já sabem exatamente o que esperar.

GoW 4 terá modo co-op com tela dividida (eba!), além, é claro, de todos os modos competitivos quase obrigatórios nesse tipo de jogo.

divisoriagizmodo

Battlefield 1

Quando? Dia 21 de outubro para PS4, Xbox One e PC

Depois de explorar exaustivamente a segunda guerra mundial e tentar também entrar em novos cenários (como o mundo contemporâneo), Battlefield agora vai colocar o jogador no meio da primeira guerra mundial, o que é bem interessante, considerando que esse conflito foi muito menos usado na história dos videogames do que o outro grande confronto entre potências mundiais.

Com multiplayer para até 64 jogadores simultâneos, Battlefield 1 coloca o jogador em meio às trincheiras da Grande Guerra em batalhas quase selvagens com a presença dos grandes veículos da época, como os dirigíveis e alguns aviões.

divisoriagizmodo

The Last Guardian

Quando? Dia 25 de outubro, para PlayStation 4

Dá para acreditar que The Last Guardian vai finalmente ser lançado? Ele foi anunciado em 2009 para o PlayStation 3 e é quase uma sequência espiritual de ICO e Shadow of the Colossus – o diretor do jogo é o mesmo Fumito Ueda dos clássicos do PlayStation 2.

Quem jogou algum dos outros jogos de Ueda sabe mais ou menos o que esperar: aqui a ação fica em segundo plano e o jogo é mais lento. Você controla um garoto que tem uma criatura de estimação, e essa criatura pode ajudá-lo a viajar pelo mundo – ao mesmo tempo que você ajuda a criatura.

divisoriagizmodo

The Elder Scrolls V: Skyrim Special Edition

Quando? Dia 28 de outubro, para PlayStation 4, Xbox One e PC

The Elder Scrolls VI deve demorar ainda para ser lançado, e os fãs mais ansiosos vão ganhar uma chance de explorar novamente o enorme mundo de Skyrim. O jogo, lançado em 2011, vai ganhar uma versão remasterizada para a nova geração, com gráficos atualizados e suporte a mods até mesmo nos consoles.

Para quem tem PS4 ou Xbox One, é uma chance de conhecer (ou revisitar) o jogo. Para quem tem PC e já jogou Skyrim, a boa notícia é que os donos da Legendary Edition, ou quem comprou todas as expansões do jogo original, vão ganhar gratuitamente a atualização para a nova versão. O trailer acima não mostra apenas Skyrim e fala também sobre Fallout 4 e Fallout Shelter, mas é só esperar um pouco que você vê como está ficando a versão remasterizada do jogo.

divisoriagizmodo

Titanfall 2

Quando? Dia 28 de outubro para PlayStation 4, Xbox One e PC

O shooter com homens e máquinas vai ganhar uma sequência no fim de outubro, agora também para PS4. A grande novidade fica por conta do novo modo para um jogador, ausente na versão original.

Mas, claro, Titanfall 2 continua sendo um excelente jogo multiplayer com muita ação, explosão e tiros e mecânicas refinadas, além de novas armas e robôs.

divisoriagizmodo

Call of Duty Infinite Warfare

Quando? Dia 4 de novembro para PlayStation 4, Xbox One e PC

Alguém ainda fica surpreso com um novo Call of Duty? A série de shooter de guerra anual da Activision obviamente ganhará um novo episódio em 2016, e o jogo da vez é Infinite Warfare, que desta vez coloca as guerras no espaço.

Com as guerras acontecendo agora no espaço, Infinite Warfare trará tudo o que Call of Duty sempre teve: ação frenética tanto no modo campanha quanto no multiplayer. Quem gosta sabe o que esperar e provavelmente vai gostar de novo, quem está de saco cheio não deve ter motivação para voltar à série. Mas é Call of Duty, que ano após ano bate recordes em seu lançamento e continua sendo um dos jogos mais vendidos do mundo.

divisoriagizmodo

Dishonored 2

Quando? Dia 11 de novembro para PS4, Xbox One e PC

Dishonored 2 segue os passos do seu antecessor Dishonored e coloca o jogador na pele de protagonistas (sim, são dois dessa vez) com poderes especiais. O jogo se passa alguns anos após os acontecimentos do primeiro.

Os poderes especiais ajudam a atravessar todo o jogo da maneira que você quiser. Você pode sair matando todo mundo pela sua frente, ou então pode simplesmente não matar ninguém. E, desta vez, será possível ir do início ao fim do jogo sem usar sequer um dos poderes – é o grande desafio que Dishonored faz aos seus jogadores.

divisoriagizmodo

Watch_Dogs 2

Quando? Dia 15 de novembro para PlayStation 4, Xbox One e PC

Watch_Dogs, o original, prometia bastante, mas o resultado final ficou bem aquém do esperado. A sequência será capaz de corrigir os problemas do original? Esperamos que sim.

De novo em um mundo altamente tecnológico e cheio de hackers, Watch_Dogs 2 coloca o jogador na pele do jovem Marcus Holloway, vítima de algoritmos que o acusam de um crime que ele não cometeu. Com a Baía de São Francisco como cenário, o jogo permite controlar basicamente toda a infraestrutura da cidade através do celular. Ele será totalmente dublado para o português para o lançamento brasileiro, simultâneo com o resto do mundo.

divisoriagizmodo

Pokémon Sun & Moon

Quando? Dia 18 de novembro para Nintendo 3DS

A sétima geração de Pokémon está para chegar, três anos após o lançamento da sexta (que começou com X/Y). Como sempre, os jogadores podem esperar uma nova região para ser explorada, além, obviamente, de novas criaturas para as batalhas em turno tradicionais da série.

O cenário de Sun e Moon é Alola, um arquipélago baseado no Havaí. Em relação às criaturas, a Nintendo não disse quantas exatamente serão adicionadas no novo jogo, mas podemos chutar que agora superaremos os 800 Pokémons (X/Y tinha 720 monstros).

divisoriagizmodo

South Park: The Fractured But Whole

Quando? Dia 6 de dezembro para PlayStation 4, Xbox One e PC

Há dois anos South Park: Stick of Truth foi lançado para PCs e consoles levando os personagens do excelente desenho animado para um mundo virtual. Ele ganhará uma sequência, chamada Fractured But Whole.

No comando de Douchebag, um novo garoto na cidade, o novo jogo de South Park tira sarro do mundo dos super-heróis – cada garoto tem sua própria identidade (não muito) secreta, e você pode escolher quais serão os super poderes do seu personagem. Os criadores da série acompanham de perto a produção do jogo, então você pode esperar todo aquele humor anárquico característico de South Park.

divisoriagizmodo

Dead Rising 4

Quando? Dia 6 de dezembro para Xbox One e PC

Quer matar zumbis? Dead Rising 4 é o jogo que você está procurando. Frank West está de volta e precisa novamente eliminar uma quantidade exagerada de mortos-vivos, tudo isso com bastante humor e personalidade, como a série ficou conhecida no Xbox 360.

Use diferentes armas – como tacos de beisebol, machados, ou pistolas mais convencionais – e mate a maior quantidade de zumbis possível. Não tem muito segredo.