Júri decide que a foto do lobo pulando a cerca é “mais ou menos” FAKE
Esta linda foto de um lobo pulando uma cerca recebeu os tradicionais gritos de "FAKE!" assim que surgiu na internet, vencedora de um prestigiado concurso de fotografia da vida selvagem. O fotógrafo nega qualquer tipo de falsidade na imagem, mas ele mesmo assim perdeu o prêmio.
Por incrível que pareça, ninguém duvida da veracidade do lobo (ninguém suspeita que seja uma fotomontagem). A parte controversa é que o lobo da foto pode ser de fato um lobo domado, de uma raça chamada Ossian. Provas: trata-se de uma espécie extremamente rara, dificilmente vista à solta; um lobo selvagem, sem treinamento, teria muito mais probabilidade de se enfiar pelos vão da cerca do que pular sobre ela; e, bem… dizem que parece muito um Ossian (interessante como há pessoas que conseguem olhar para um lobo e identificar a raça, enquanto eu mal consigo diferenciá-lo do cachorro do vizinho).
Os juízes do Museu de História Natural que sedia concurso decidiram, depois de premiar a foto, que o lobo mostrado nela é de fato uma espécie domada, o que viola as regras do concurso.
Jim Branderburg, juiz e fotógrafo de vida selvagem com 45 anos de experiência em tirar fotos de lobos, maravilhou-se com a imagem do animal, capturada tão claramente e aparentemente caçando o gado de algum fazendeiro. Ele a declarou "um momento de perfeita execução", mas depois de estudar fotos de Ossian e a imagem de Rodriguez, ele agora tem "99,9%" de certeza de que é um lobo domado.
Então, reclamões da internet, meus parabéns. Vocês venceram de novo. A parte boa é que, se a foto for realmente verdadeira e o cara tiver a consciência limpa, ele vai poder afirmar para sempre que tirou uma foto "boa demais" para o concurso. [The Guardian]