K18: como a biologia sintética transformou um produto de cabelo na estrela do TikTok
Basta procurar por “K18” na busca do TikTok para descobrir o queridinho capilar do momento. Nos vídeos, o produto aparece como o grande milagre dos cabelos: promete reverter os danos às madeixas à nível molecular — em apenas quatro minutos.
O produto de fato conta uma com tecnologia diferenciada que tem como base a biologia sintética, que busca formas de “reescrever” o DNA de organismos e, assim, criar novas fórmulas a partir de ingredientes naturais.
Esses componentes podem ser comparados aos extratos vegetais, porém, mais eficazes e puros. É como se houvesse uma “mutação” para dar melhor desempenho às substâncias que já existem na natureza – o que, inclusive, virou motivo de preocupação para os cientistas.
Além disso, a biologia sintética é uma alternativa mais sustentável. Isso porque a maioria dos ingredientes da indústria da beleza ainda vem de plantas, animais e combustíveis fósseis. Com essa tecnologia, a extração diminui, uma vez que os laboratórios criam novas fórmulas para as mesmas demandas, sem precisar explorar novos recursos naturais.
“As coisas ficam empolgantes quando você considera que a biotecnologia nos permite projetar novos ingredientes de alto desempenho que podem realmente superar os encontrados na natureza”, disse Suveen Sahib, CEO da K18 Hair, à Forbes.
@lauthentiquehairshow Le produit miracle qui va réparer vos cheveux ! #k18 #k18results #produitcapillaire #produitmagique #hairtips
@k18hair How is K18 molecular repair different? 🧬 Restores down to the polypeptide chains 🧬 Repairs damage from the inside out to solve the problem vs covering it up 🧬 Gives you lasting and progressive results 🧬 Works on ALL hair types because at the molecular level, all hair is the same @hairxbyxmadi puts K18 to the test against bleach #k18hair #k18results #hairtreatment #damagedhairrepair #haireducation
@hairxbyxmadi CAN YOU BELIEVE THAT😳🔥 @K18 Hair #k18results #k18 #k18hair #k18hairflip
Qual o diferencial do K18
O K18, por outro lado, considerou modelos computacionais que imitam a estrutura molecular do cabelo humano. Assim, o produto reconhece o peptídeo (estrutura de moléculas de aminoácidos) do cosmético como “natural” e o encaixa perfeitamente nos fios para conectar as partes fragilizadas ou quebradas.
“O verdadeiro indicador da força e elasticidade do cabelo vem das cadeias polipeptídicas nas camadas internas”, explicou Sahib.
Queridinho das famosas
Só no TikTok, conteúdos sobre a K18 reúnem mais de 20 bilhões de visualizações. Diversas personalidades já falaram sobre ela, incluindo Rihanna, Kim Kardashian e Hailey Bieber, o que elevou o item para os mais vendidos da loja Sephora.
Segundo Sahib, o segredo está na capacidade do produto de reverter os danos capilares de dentro para fora. Ele conta que passou 10 anos mapeando e testando todas as sequências de aminoácidos expressas no genoma da queratina humana.
A partir dessas informações, foi possível encontrar a forma de reconstrução dos cabelos. É uma composição que realmente vai mais fundo que os produtos convencionais do mercado, criados a partir da química cosmética. Por isso, é mais comum que se limitem a colocar um “band-aid” sobre os problemas capilares, como ressecamento, frizz e desnutrição, e não a tratá-los realmente.