Kevin Spacey é inocentado de agressão sexual em julgamento no Reino Unido
O ator norte-americano Kevin Spacey foi inocentado nesta quarta-feira (26), pelo júri do tribunal de Londres por acusações de agressão sexual a quatro homens. Isso significa que em seu aniversário de 64 anos, o astro é inocente de todas as acusações contra ele no Reino Unido. O júri levou dois dias para chegar à decisão.
Segundo a Variety, o juiz responsável pelo caso reuniu o júri na segunda (24), para repassar todas as evidências coletadas durante o último mês. Os quatro homens acusaram Kevin de agressão sexual entre 2001 e 2013, quando Spacey trabalhava no teatro Old Vic de Londres. No tribunal, foram ouvidos amigos e familiares do ator, como Elton John e o marido, David Furnish.
Ao longo do julgamento foram aceitos fotos, documentos e registros de viagem do ator. O vencedor do Oscar foi absolvido de nove acusações, incluindo agressão sexual, levar uma pessoa a se envolver em atividade sexual sem consentimento e fazer com que uma pessoa se envolva em atividade sexual com penetração – essa ultima envolvia uma possível sentença de prisão perpétua.
Ao longo do julgamento, Kevin Spacey negou todas as acusações. Ele disse que duas situações foram de sexo consensual e classificou uma terceira como uma “investida desajeitada”, pela qual ele teria tentado pedir desculpas depois. Ele negou a quarta acusação. Segundo o ator, os acusadores estavam atrás de dinheiro, confusos ou errados em relação aos fatos.
O que diz Kevin Spacey?
Em declaração à imprensa após o julgamento, Kevin Spacey disse: “Imagino que muitos de vocês possam entender que há muito para eu processar depois do que aconteceu hoje. Mas gostaria de dizer que sou imensamente grato ao júri por ter dedicado seu tempo para examinar cuidadosamente todas as evidências e todos os fatos antes de chegarem à decisão”.
“E estou emocionado com o resultado de hoje. Também quero agradecer ao pessoal deste tribunal, à segurança e a todos aqueles que cuidaram de nós todos os dias, à minha equipe jurídica… por estar aqui todos os dias e é tudo o que tenho a dizer neste momento. Muito obrigado”, afirmou. Originalmente, Spacey respondia a 12 acusações, mas foram reduzidas para nove devido a um “tecnicismo legal”.
O ator sempre se declarou inocente e disse que pretendia retomar a carreira após o julgamento. O vencedor de dois Oscar por seus papéis em “Beleza Americana” e “Os Suspeitos” afirmou que todas as relações foram consentidas e que alguns fatos eram pura invenção dos denunciantes. Kevin Spacey chegou a ir às lágrimas ao ouvir o veredicto. Veja a declaração após o julgamento:
Kevin Spacey spoke to press after being cleared of all sexual assault charges in the U.K. "I am enormously grateful to the jury for having taken the time to examine all of the evidence and all of the facts carefully before they reached the decision." https://t.co/zmP0695pDp pic.twitter.com/LBRPvhilFP
— Variety (@Variety) July 26, 2023
Caso de abuso sexual no EUA
Vale lembrar que em outubro do ano passado, Spacey foi considerado inocente em um processo civil em que também era acusado de abuso sexual. Anthony Rapp, que processava o ator, o acusava de ter abusado sexualmente dele quando tinha 14 anos. O ator disse que nunca esteve sozinho com Rapp. O júri de Nova York rejeitou a acusação e Kevin ganhou na ação civil US$ 40 milhões.