Veja bem, nós não costumamos ser muito fãs dos aplicativos pré-instalados em smartphones com Android — eles normalmente envolvem agregadores de redes sociais e outras coisas que vários apps do Market fazem com maestria. Mas felizmente há uma exceção para confirmar a regra: o Kies Air, app desenvolvido pela Samsung e presente no Galaxy S II, é uma mão na roda na hora de transferir arquivos.

O objetivo é simples e prático: transferir arquivos entre computador e smartphone — e vice e versa — sem a necessidade de cabos. Para isso, é preciso conectar os dois aparelhos a mesma rede Wi-Fi, ou criar um hotspot 3G com o Galaxy S II. Depois, é só copiar o link exibido no browser do navegador e, pronto, a seguinte tela surgirá:

Pelo menu lateral ou pelas informações exibidas em várias janelas na página principal, é possível salvar as fotos do aparelho no computador com poucos cliques e velocidade aceitável (para os padrões wireless, claro). Dá para salvar vídeos, fotos, checar as últimas ligações, guardar a lista de contatos e até tocar músicas do aparelho no computador, tudo sem um mísero cabo.

A versão web funciona bem, mas transferir arquivos enormes — como um vídeo em 1080p — não só demora como pode travar o sistema. Nesse caso, sugerimos o cabo. Mas para ações cotidianas, como colocar músicas no celular ou passar as fotos dele para o computador, o Kies Air é uma boa solução — infelizmente proprietária, já que ele foi desenvolvido pela Samsung e, por enquanto, é exclusivo dos smartphones da empresa.